William Shakespeare
William Shakespeare

Acontece a partir de hoje, 12, no Itaú Cultural, na Avenida Paulista, a estreia de De e a Partir de Shakespeare, ciclo de leituras idealizado pelo produtor e diretor teatral Alexandre Brazil tomando como base a obra do bardo inglês William Shakespeare e dramaturgias inspiradas em suas peças.

Agendado para acontecer ao longo de quatro quartas-feiras, o ciclo reúne alguns dos nomes mais significativos do teatro paulistano, entre eles as atrizes Helena Ignez, Lígia Cortez e Djin Sganzerla, os diretores Marcelo Lazzaratto e André Guerreiro Lopes, e a dramaturga Maria Shu.

O grupo se reúne para ler títulos seminais da obra do bardo, a começar por Sonhos de uma Noite de Verão (12 de fevereiro) sob a direção de André Guerreiro Lopes e com elenco formado pela Cia Lusco-Fusco de Teatro, com nomes como Alvise Camozzi, Claudinei Brandão, Dirceu de Carvalho, Djin Sganzerla, Francisco Bretas, Helena Ignez, Michele Matalon, Robson Catalunha e Zuzuleiva.

Na próxima quarta-feira, 19, será a vez da leitura de Maria da Escócia, texto inédito da dramaturga e roteirista paulistana Maria Shu, que traça a saga das rainhas Mary Stuart e Elizabeth I. Sob a direção de Alexandre Brazil, o texto ganha leitura das atrizes Djin Sganzerla e Cacau Merz co trilha ao vivo, executada por Gregory Slivar. 

Nas semanas seguintes (26 de fevereiro e 04 de março), o diretor Marcelo Lazzaratto assume a direção de A Noite que Nunca Existiu e Hamlet, respectivamente. O primeiro texto, assinado pelo dramaturgo mexicano Humberto Robles, narra o encontro fictício entre William Shakespeare e a rainha Elizabeth I. O diretor sobe ao palco ao lado da atriz Lígia Cortez para interpretar a obra inédita de Robles, que ganha tradução de Marcos Daud.

Já no dia 04 de março, encerrando a programação, Lazzaratto convoca sua Cia. Elevador de Teatro Panorâmico para a leitura da clássica história do príncipe da Dinamarca Hamlet, que busca vingar a morte de seu pa e, atormentado por seus fantasmas, se perde em seu desejo de sangue. O elenco será formado por Carolina Fabri, Chiara Lazzaratto, Gabriel Miziara, Marcelo Lazzaratto, Pedro Haddad, Rodrigo Spina, Tathiana Botth e Thaís Rossi.

Os ingressos para todas as leituras são gratuitos, e podem ser retirados com uma hora de antecedência antes de cada leitura. As sessões acontecem sempre às 20h com exceção do dia 04 de março, com sessão agendada para às 19h.