Antônio Abujamra ganha celebração online com estreia de peça, leitura inédita e show em São Paulo

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Ator, diretor e produtor que construiu obra tão celebrada quanto diversa no teatro nacional, Antônio Abujamra (1932-2015) terá sua trajetória relembrada a partir do dia 18 de fevereiro, quinta-feira, em Antônio Abujamra – A Voz do Provocador, evento coordenado pelo Itaú Cultural, em São Paulo, e transmitido online.

O evento abre, com um ano de antecedência, as comemorações dos 90 anos que Abujamra celebraria em 2022, não tivesse saído de cena há seis anos 83 anos. A programação traz eventos como show do ator e músico André Abujamra, que, entre vídeos e lembranças, celebrará o legado do pai.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Já os diretores João Fonseca e Johayne Ildefonso assinam a leitura inédita de Um Outro Hamlet, nova leitura para o clássico de William Shakespeare (1564-1616) que o grupo Os fodidos Privilegiados, criado por Abujamra em 1991, prepara para este 2021 como celebração de suas três décadas em atividade.

A programação conta ainda com o ator e diretor Elias Andreato encenando O Veneno do Teatro, criado e encenado por Abujamra em 1996, com passagens biográficas e lembranças sobre a carreira que construiu no teatro. A direção e a adaptação ficarão a cargo de Marcia Abujamra.

A programação de Antônio Abujamra – A Voz do Provocador contará ainda com mesas para discutir a biografia e a construção da carreira do artista, além de um papo mediado pelo elenco do grupo Os Fodidos Privilegiados, entre outros. Confira abaixo a programação completa, transmitida via Zoom:

18/02 às 20h (quinta-feira) – Abu, de Cabo a Rabo: Mesa mediada pela diretora Márcia Abujamra com o crítico teatral e professor Edélcio Mostaço, para traçar um panorama da vida e obra de Antônio Abujamra;

19/02 (sexta-feira) às 20h – Cia Os Fodidos Privilegiados – Exorbitâncias e O Casamento, a Renovação do grupo : Mesa com as atrizes Filomena Mancuzo, Guta Stresser e Paula Sandroni, além do diretor João Fonseca, para abordar a trajetória e a renovação do grupo, que celebra 30 anos em 2021;

20 e 21/ 02 (sexta e sábado) às 20h – O Veneno do Teatro, com Elias Andreato e direção de Márcia Abujamra;

25/02 (quinta-feira) às 20h – Antônio Abujamra e o teatro épico no Brasil: Mesa conduzida pelo dramaturgo e encenador fundador da Companhia do Latão Sérgio de Carvalho para falar da renovação estética do teatro moderno de Abujamra;

26 e 27/02 (sexta e sábado) às 20h – Um Outro Hamlet, com a Cia Os Fodidos Privilegiados, sob a direção de João Fonseca e Johayne Ildefonso;

27/02 (sábado) às 17h – O Teatro Dissonante de Antônio Abujamra: A Temporada Carioca: Mesa com a Cia. Os Fodidos Privilegiados com a participação do professor André Dias para tratar de momentos fundamentais na trajetória da Cia.

28/02 (domingo) às 20h: Show com André Abujamra.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio