Home Agenda Baseado em caso real, texto inédito de Eduardo Aleixo ganha edição em livro e distribuição gratuita online

Baseado em caso real, texto inédito de Eduardo Aleixo ganha edição em livro e distribuição gratuita online

0
Baseado em caso real, texto inédito de Eduardo Aleixo ganha edição em livro e distribuição gratuita online
Lançamento acontece online com oficina gratuita de dramaturgia e leitura encenada

Em meados de 2013, ao cursar a Pós-Graduação em Direito da Universidade de São Paulo (USP), o dramaturgo pernambucano Eduardo Aleixo Monteiro teve acesso ao caso de uma garota de 12 anos de idade que, após engravidar do namorado, de 17, entrou com um processo para interromper a gestação a pedido da mãe, sua representante legal, que alegou o fato de a jovem não ter condições financeiras, físicas e emocionais para seguir com a gravidez.

Sem jamais saber o desfecho da história – que correu em segredo de justiça -, Monteiro imaginou ele mesmo a possível discussão legal que o processo incitaria. Assim nasceu Interrupção, texto inédito escrito em 2018, e que ganha sua primeira publicação em livro a partir desta quarta-feira, 22, quando a Editora Efêmera disponibiliza online a publicação da obra.

Na obra, Aleixo narra o encontro em um juiz e um escrivão que precisam decidir sobre um caso de aborto e se deixam influenciar por suas ambições profissionais, convicções e pelos demais envolvidos no caso que precisam sentenciar. A obra marca o encerramento de trilogia dramatúrgica iniciada em 2017 com a encenação de Escola de Magistratura e teve continuidade em 2019, com a edição de Sentença.

O livro chegará à rede a partir do acesso de site oficial, no qual será disponibilizado o texto na íntegra, uma leitura dramática dirigida por Solange Dias sob a produção do grupo Teatro da Conspiração, e uma oficina de dramaturgia online orquestrada por Cintia Alves. O acesso é gratuito.