Carla Candiotto leva para o online despertar de peça feminista de Franca Rame e Dario Fo

Publicado em 9/6/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Atriz e palhaça com longa trajetória dentro da comédia dell arte, Carla Candiotto se debruça sobre a obra da dupla Franca Rame (1929-2013) e Dario Fo (1926-2016) em O Despertar, solo dirigido e traduzido por Neyde Veneziano e conceituado como um espetáculo de tom feminista, ao apresentar um dia dentro do cotidiano de uma trabalhadora de uma fábrica que precisa lidar com o machismo, o sexismo, o abuso e as investidas no transporte público, na rua e no trabalho.

Já encenado por nomes como Denise Stoklos (Um Orgasmo Adulto Escapa do Zoológico, de 1983), Marília Pêra (1943-2015) e Débora Bloch (Brincando em Cima Daquilo, em 1984 e 2007, respectivamente), além de Wilson dos Santos (também Brincando em Cima Daquilo, em 2017), o texto ganha agora sua primeira encenação independente.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Candiotto encena online o texto que compunha as obras encenadas por Stoklos, Pêra, Bloch e Santos intitulado O Despertar. Adaptado por Veneziano, o espetáculo ganha contornos mais próximos à realidade contemporânea do público brasileiro, ao localizá-la como funcionária de uma loja de R$ 1,99.

Em cena, a atriz dá vida à personagem que acorda atrasada para o trabalho e ainda precisa levar o filho, ainda bebê, para a creche, para poder trabalhar e não acordar o marido. O espetáculo se desenvolve com a personagem num diálogo que varia entre o solilóquio interno e o diálogo com o bebê relatando como funciona seu dia a dia, sua rotina e os percalços que enfrenta.

A transmissão online acontece no canal oficial da Veneziano Produções, no YouTube, entre os dias 11 e 20 de junho em curtíssima temporada com sessões de sexta-feira a domingo, sempre às 20h. Os ingressos são gratuitos.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio