Celebrando as produções digitais, 13ª edição do FILTEBahia anuncia datas e programação

Festival Latino Americano de Teatro da Bahia foca atividades online para discutir herança da pandemia

Publicado em 18/11/2021 10:30
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Idealizado e produzido pelo Coletivo Oco Teatro Laboratório, o Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia (FILTEBahia) anunciou na tarde de ontem, 17, as datas de sua 13ª edição, desta vez concentrada completamente no universo digital. 

Agendado para acontecer entre os dias 22 e 28 de novembro, segunda-feira a domingo, o Festival celebra nesta edição as criações de coletivo nordestinos e dos espalhados ao redor da América Latina no ambiente virtual como meio de resistência ao congelamento do mercado cultural causado, em grande parte, pela pandemia do Coronavírus.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta 13ª edição, o Coletivo Oco recebe grupos como Terceira Margem (BA); Coletivo DUO (BA), Cia Baiana de Teatro Brasileiro (BA), Cia de Teatro Avatar/Núcleo Caatinga (BA), Teatro Popular de Ilhéus (BA), Teatro do Concreto (DF), Grupo Erosão (RJ), Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas (DF), Cia de Teatro Íntimo (RJ), Outra Margem (CE) e Ateliê 23 (AM), além dos artistas Roberta Nascimento (BA/SP), Marconi Bispo e Emisandra Helena (PE), Andrea Duarte e Andreia Pires (CE).

Já no âmbito internacional, o Festival recebe em sua programação espetáculos produzidos por Any Luz Correa Orozco (Colômbia), Pedro Vilela (Brasil/ Portugal), pela Cia Circolando (Portugal), além de uma co-produção entre a companhia Vendimia Teatro (Colômbia) e o Núcleo 2 Coletivo Teatro (Brasil).

Com a programação inteiramente voltada para o digital, a FilteBahia 2021 apresenta um Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste (NORTEA), quatro oficinas, laboratórios e intercâmbios entre artistas brasileiros e internacionais, e a nona edição do CICBAHIA – Colóquio Internacional Cênico da Bahia, que debaterá as produções realizadas no ambiente virtual.

As palestras e rodas de conversa acontecem entre os dias 22 e 24 de novembro, das 9h às 12h (os ingressos devem ser retirados com antecedência via Sympla) com as participações de críticos e pensadores do mercado teatral, entre eles Mariana Muniz (MG), Andreia Duarte (SP), Dodi Leal (BA), Ivani Santana (BA), Any Luz (Colômbia), Leonardo Sebiani (BA), Gilsamara Moura (BA), Francis Madson (AM), Pedro Vilela (Brasil/Portugal), Taciano Soares (AM), Daniele Avila Small (RJ), Adriana la Selva (Brasil/Bélgica) e Patrick Campbell (Inglaterra).

As palestras acontecem através de parceria entre o Coletivo Oco e o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC). A programação completa da 13ª edição do FILTEBahia pode ser conferida no site oficial do Festival. Todas as atividades são gratuitas.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio