Centenário e Ruth de Souza: Festival celebra legado da atriz

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Não tivesse saído de cena em 2019, Ruth de Souza (1921-2019) ainda estaria lúcida e ativa o bastante para celebrar os cem anos de vida que completaria hoje, 12. Nome essencial para as artes do Brasil, com ênfase na valorização da arte negra, Ruth de Souza foi uma atriz de discurso e ações revolucionárias. 

Não bastasse ter sido a primeira artista negra a pisar no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, também foi pioneira ao ser a primeira atriz brasileira indicada a um prêmio internacional – o do Festival de Veneza, em 1954.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

E é a importância deste legado e de toda a movimentação que a artista encabeçou para a valorização e celebração das artes negras no Brasil que entra em cena em série de eventos agendados para, ao longo do mês de maio, celebrar os cem anos da atriz.

Capitaneados por Ellen de Paula e Gabriel Cândido, idealizadores do Dona Ruth: Festival de Teatro Negro, os eventos vem sendo realizados desde o início deste mês de maio, e seguem semanalmente, como giras de conversa, intervenções artísticas urbanas, que visam projetar imagens, frases e passagens da biografia da artista ao redor da cidade, e o lançamento de projeto audiovisual em homenagem à artista.

A atriz Aysha Nascimento se encontra com o professor e pesquisador Júlio Cláudio da Silva para uma roda de conversa sobre a importância das ações da artista dentro do contexto histórico que sua geração estava inserida.

O site do Itaú Cultural põe na rede, a partir de hoje, seu acervo sobre a trajetória da atriz. Confira abaixo a programação de homenagens para Ruth de Souza agendado para hoje:

Quarta-feira (12/05) e Quinta-feira (13/05)

Intervenção Visual: 100 anos de Ruth de Souza

Tendo como tema a vida e obra da Ruth de Souza, serão realizadas em muros da cidade projeções a laser da imagem da atriz, bem como trechos de sua biografia e frases marcantes ditas ao longo de sua carreira. Esta ação tem o intuito de criar uma itinerância de projeções pelas regiões norte, sul, leste e oeste de São Paulo. 

Quarta-feira – 12/05

Local 01 :Território Casa de Cultura Raul Seixas  

Horário: 19h 

Transmissão ao vivo pelo instagram: @donaruth.ftnsp 

Local 02: Território Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão

Horário: 22h 

Transmissão ao vivo pelo instagram: @donaruth.ftnsp

Quinta-feira – 13/05

Local 01: Território Casa de Cultura M’Boi Mirim 

Horário: 19h 

Transmissão ao vivo pelo instagram: @donaruth.ftnsp

Local 01: Território Casa de Cultura do Butantã 

Horário: 22h

Transmissão ao vivo pelo instagram: @donaruth.ftnsp

Quarta-feira (19/05)

Gira de Conversa: Uma estrela negra no Teatro Brasileiro

Nesta Gira de Conversa, a atriz Aysha Nascimento e o professor e pesquisador Júlio Claudio da Silva, tecem caminhos de celebração da vida e da obra de Ruth de Souza a partir de fatos marcantes de sua carreira e do contexto histórico em que a sua geração estava inserida. 

Com Aysha Nascimento e Júlio Claúdio da Silva

Horário: 20h

Local: Instagram: @donaruth.ftnsp – Live

Quarta-feira (26/05)

Lançamento do registro audiovisual da intervenção visual + poema de Luz Ribeiro

Composição de imagens, sons e poesia produzidas em homenagem aos 100 anos de Ruth de Souza.   

Local: Instagram e Facebook: @donaruth.ftnsp e Youtube.com/DonaRuthFestivaldeTeatroNegrodeSaoPaulo

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio