Cia do Sopro estreia mostra digital de repertório com títulos clássicos de sua trajetória

Medea | Foto: Murilo Alvesso

Companhia teatral surgida há sete anos, quando encenou bem sucedida adaptação do clássico A Hora e Vez de Augusto Matraga, de João Guimarães Rosa (1908-1967), a Cia. do Sopro olha pelo retrovisor para em sua primeira Mostra de Repertório Digital agendada para chegar à rede hoje, 08, com a exibição justamente do inaugural A Hora e Vez.

A mostra acontece menos de um mês após o grupo estrear Medea, espetáculo do dramaturgo inglês Mike Bartlett que chegou ao palco do Sesc Pompéia, em São Paulo, e também comporá a Mostra, que acontece de 08 a 19 de dezembro, e apresenta ainda Como Todos os Atos Humanos, um dos principais títulos da trajetória do grupo.

Formada por Fani Feldman, Rui Ricardo Diaz, Plínio Meirelles, Osvaldo Gazotti e Antonio Januzelli, a Companhia vislumbra a continuidade de sua produção autoral com esta Mostra, que receberá o público para um bate-papo no último dia de cada apresentação.

Entre os dias 08 e 11 de dezembro, a companhia apresenta A Hora e Vez, obra na qual narram a história de Augusto Matraga, o Nhô Augusto, homem duro, doido e sem detença. Depois de quase ser morto numa emboscada e perder seu poder de coronel, Nhô tenta recomeçar sua vida por meio da reclusão, do trabalho e da penitência. A obra é estrelada por Rui Ricardo Diaz e dirigida por Antonio Januzelli.

Já entre os dias 12 e 15, o grupo apresenta Como Todos os Atos Humanos, no qual abordam a naturalização da violência através de uma alusão inversa ao mito de Electra, na qual narram o ato de uma filha obcecada pelo pai que, ao ser subjugada, extermina o patriarca com um estilete e, simbolicamente, aniquila uma visão do patriarcado. A atriz Fani Feldman estrela e assina o texto da obra sob a direção de Rui Ricardo Diaz.

Por fim, de 16 a 19 de dezembro, o grupo lança online sua Medea, sob a direção de Zé Henrique de Paula. Na obra de Bartlett (versionada por Diego Teza), o clássico mito de Eurípedes é ambientado em um conjunto habitacional, no qual a personagem-título, em crise de depressão após ser deixada por seu marido, Jasão, decide se vingar, destruindo tudo o que ele mais ama, matando sua noiva e seu único filho.

O elenco de Medea é formado por Fani Feldman, Daniel Infantini, Juliana Sanches, Maristela Chelala, Plínio Meirelles, Bruno Feldman e David Uander. A Mostra de Repertório Digital da Cia. do Sopro é gratuita e transmitida em seu canal oficial no YouTube.

Notícias relacionadas