Cia. Teatro da Conspiração se debruça sobre caso de sequestro de crianças pela Ação Integralista em obra online

Tão Somente Meninos | Foto: Arô Ribeiro

O sequestro e processo de escravização de cinquenta crianças órfãs de um orfanato no Rio de Janeiro por figuras do high-society componentes da Ação Integralista Brasileira entre as décadas de 1930 e 1940 é o ponto histórico que dá a partida em Tão Somente Meninos, espetáculo que a Cia. Teatro da Conspiração estreia online nesta quinta-feira, 25.

Com texto assinado por Solange Dias, o espetáculo toma como base a tese de doutorado defendida pelo historiador Sidney Aguilar Filho, Educação, Autoritarismo e Eugenia: Exploração do trabalho e violência à infância desamparada no Brasil (1930-45), defendida em 2011 e responsável por dar origem ao documentário Menino 23, de Belisário Franca.

Tão Somente Meninos é o segundo espetáculo baseado na tese de Aguilar a estrear no universo online. No primeiro semestre deste 2021, a Cia. O Bonde levou para o digital o (excelente) experimento DesfazendaMe Enterrem Fora Desse Lugar, sob a direção de Roberta Estrela D’Alva.

Dirigido por Cássio Castelan e com elenco formado por Alessandra Moreira, Dudu Oliveira, Edi Cardoso e Márcio Ribeiro, Tão Somente Meninos enfoca a história dos 50 garotos levados contra sua vontade a partir de linguagens como o teatro dança e ambientado num espaço não-realista, onírico, simbolizando o poço no qual os jovens eram postos como castigo.

A obra cumpre temporada acontece de 25 de novembro a 11 de dezembro, com sessões sempre às 20h. As transmissões acontecem em parceria com espaços como a Oficina de Atores Nilton Travesso, a Cia do Nó (Santo André), a Cia. Do Flores (São Bernardo do Campo), a Cia. Feijamkarroz (Ribeirão Pires), a Cia. Quartum Crescente, a Cia. Cordelística (Mauá) e a Estação Cultura de São Caetano do Sul. Os ingressos são gratuitos.

Notícias relacionadas