Cia. Teatro da Conspiração se debruça sobre caso de sequestro de crianças pela Ação Integralista em obra online

Espetáculo se debruça em obra de Sidney Aguilar Filho que deu origem ao documentário Menino 23

Publicado em 23/11/2021 08:30
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O sequestro e processo de escravização de cinquenta crianças órfãs de um orfanato no Rio de Janeiro por figuras do high-society componentes da Ação Integralista Brasileira entre as décadas de 1930 e 1940 é o ponto histórico que dá a partida em Tão Somente Meninos, espetáculo que a Cia. Teatro da Conspiração estreia online nesta quinta-feira, 25.

Com texto assinado por Solange Dias, o espetáculo toma como base a tese de doutorado defendida pelo historiador Sidney Aguilar Filho, Educação, Autoritarismo e Eugenia: Exploração do trabalho e violência à infância desamparada no Brasil (1930-45), defendida em 2011 e responsável por dar origem ao documentário Menino 23, de Belisário Franca.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Tão Somente Meninos é o segundo espetáculo baseado na tese de Aguilar a estrear no universo online. No primeiro semestre deste 2021, a Cia. O Bonde levou para o digital o (excelente) experimento DesfazendaMe Enterrem Fora Desse Lugar, sob a direção de Roberta Estrela D’Alva.

Dirigido por Cássio Castelan e com elenco formado por Alessandra Moreira, Dudu Oliveira, Edi Cardoso e Márcio Ribeiro, Tão Somente Meninos enfoca a história dos 50 garotos levados contra sua vontade a partir de linguagens como o teatro dança e ambientado num espaço não-realista, onírico, simbolizando o poço no qual os jovens eram postos como castigo.

A obra cumpre temporada acontece de 25 de novembro a 11 de dezembro, com sessões sempre às 20h. As transmissões acontecem em parceria com espaços como a Oficina de Atores Nilton Travesso, a Cia do Nó (Santo André), a Cia. Do Flores (São Bernardo do Campo), a Cia. Feijamkarroz (Ribeirão Pires), a Cia. Quartum Crescente, a Cia. Cordelística (Mauá) e a Estação Cultura de São Caetano do Sul. Os ingressos são gratuitos.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio