Coletivo de Atores resgata histórico erro judiciário em experimento cênico online

Inspirados em histórico erro do Governo Vargas, atores tinham desejo de estrear obra em 2020

Publicado em 17/8/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Quando se formou em 2018 graças a oficina ministrada em projeto apoiado na Lei de Fomento ao Teatro, o Ínteros Coletivo de Teatro já tinha o desejo de entrar em cena retratando um dos casos mais célebres dos erros judiciários brasileiro: o caso dos irmãos Naves, quando Joaquim e Sebastião Naves foram acusados de matar seu primo e, mesmo sem provas conclusivas, foram julgados, torturados e trancados por 12 anos na pequena cidade de Araguari, interior de Minas Gerais, em 1937.

O caso permaneceu esquecido até 1960, quando foi trazido à tona pelo livro O Caso dos Irmãos Naves, escrito pelo advogado João Alamy Filho, responsável por representar os irmãos no fatídico julgamento. A obra rendeu um filme lançado em 1967 estrelado por Raul Cortez (1932-2006), John Herbert (1929-2011), Anselmo Duarte (1920-2009) e Juca de Oliveira.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

E foi com desejo de lançar novo olhar para este caso à luz de outros erros do judiciário brasileiro que o Ínteros Coletivo de Atores iniciou trabalhos de pesquisa e produção de Os Naves, obra que teria chegado a parques e praças públicas ainda em 2020 não tivesse a pandemia do Coronavírus exigido a adoção de medidas de isolamento social.

Pensada originalmente para áreas abertas, o espetáculo reinventou seu conceito original para o universo online e estreia a partir desta sexta-feira, 20, em transmissão gratuita no canal oficial da companhia no YouTube.

Os Naves reconta a história do histórico erro judiciário a partir da visão dos moradores da cidade e dos principais personagens do acontecido. A obra cumpre curtíssima temporada digital de 20 a 29 de agosto, com sessões duplas de sexta-feira a domingo, às 19h e às 21h.

Assinando coletivamente a direção e a dramaturgia de Os Naves, o Ínteros Coletivo de Atores é formado por Aline Loureiro, Ana Paula Desenzi, Ariadne Lima, Barbara Rodrigues, Chrystian Roque, Guigo Ribeiro, Guto Mendonça, Meyre Nascimento, Nicole D’Fiori, Rafael Caldas, Rodrigo Cristalino, Rômulo Martins e Stefania Robustelli.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio