Coletivo O Bonde em Quando eu Morrer vou Contar Tudo a Deus | Foto: Tide Gugliano
Coletivo O Bonde em Quando eu Morrer vou Contar Tudo a Deus | Foto: Tide Gugliano

Coletivo que tem se solidificado como um dos principais grupos de estudo do teatro negro em São Paulo, O Bonde estreia hoje, 26, sua primeira residência artistica em ocupação que apresentará oficinas, bat-papos e um ensaio aberto da nova obra do grupo, Como Criar para si um Corpo Negro sem Órgãos?, de Lucas Moura.

Nesta residência, em cartaz até 12 de dezembro, o grupo  também investiga a trajetória e a obra da multiartista portuguesa Grada Kilomba e do filósofo e psiquiatra franco-africano Franz Fanon (1925-1961) em bate-papos com a pesquisadora Mariana Queen (03 de dezembro) e com o sociólogo professor da Universidade de São Paulo (USP) Deivison Nkosi (09 de dezembro), além de oferecer oficinas de sample na cena (comandado por Dani Nega) e bate-papos com a dramaturga Marisa Shu e com Lucas Moura.

Nos dias 01 e 12, o grupo realiza o ensaio aberto da obra escrita por Moura. A transmissão dos bate-papos acontecem através do site oficial da rede Sesc no Youtube. Os eventos são moderados pelos artistas componentes do grupo, Ailton Barros, Marina Esteves, Johnny Salaberg e Felipe Celestino. As inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser realizadas pelo site oficial da rede Sesc. Confira abaixo a programação completa:

– Dando a Letra na Dramaturgia Preta:

Bate Papo com Lucas Moura, dramaturgo do novo espetáculo do O Bonde, “Como criar para si um corpo Negro sem órgãos?” – dia 26/11

Bate Papo com Maria Shu, dramaturga do infantil “Quando eu morrer, vou contar tudo a Deus” – dia 02/12

– Pega a Visão:

Bate Papo com Mariana Queen, sobre a multiartista Grada Kilomba – dia 03/12

Bate Papo com Deivison Nkosi, sobre o filósofo Franz Fanon – dia 09/12

– Oficinas:

O Sample na cena – com Dani Nega – dia 27/11

O ator MC, A atriz MC – com Roberta Estrela D’alva – dia 28/11

– Ensaios Abertos –

Mostra de Processo do espetáculo “Como criar para si um corpo Negro sem órgãos?” – dias 01/12 e 12/12