Home Agenda Companhia dos Ratos mergulha em crítica ao mercado de consumo em espetáculo gestual

Companhia dos Ratos mergulha em crítica ao mercado de consumo em espetáculo gestual

0
Companhia dos Ratos mergulha em crítica ao mercado de consumo em espetáculo gestual
Cia dos Ratos em Mercado Branco | Foto: Renato Mangolin

Grupo que, desde 2018, vem mergulhando em pesquisas acerca do teatro gestual como resultado do Programa Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, a Companhia dos Ratos chega ao universo online a partir do dia 17 de setembro, sexta-feira, com a estreia de Mercado Branco, espetáculo gestual no qual percorrem cenas construídas como um mergulho crítico no mercado de consumo.

Escrito em parceria com o encenador Fabiano Lodi, Mercado Branco chega ao palco do Teatro Paulo Eiró para dar início ao pontapé da turnê virtual que levará a companhia por palcos de teatros localizados em diferentes regiões da cidade de São Paulo.

Em cena, Ana Leones, Felipe Pinheiro e Rick Salima interpretam oito cenas em que tratam temas como o consumo de mídia, o tabagismo e o armamento, entre outras temáticas que compõem a formação do conceito de Mercado Branco – título que busca ressignificar a expressão reconhecidamente racista de “mercado negro”.

Gratuita, a turnê será transmitida através dos perfis oficiais dos espaços culturais nas redes sociais e em seus canais no YouTube. As apresentações acontecem de 17 a 19 de setembro nas redes do Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, zona sul da capital; 24 a 26 de setembro no Teatro João Caetano, na Santa Cruz, também zona sul; 01 a 03 de outubro no Teatro Arthur Azevedo, na Mooca, zona leste; e de 08 a 10 de outubro no Teatro Cacilda Becker, na Lapa, zona oeste.

As apresentações acontecem de sexta-feira à domingo, com sessões às 21h (sexta e sábado) e às 19h (domingos). Os ingressos são gratuitos. Confira abaixo a ficha técnica completa de Mercado Branco:

Dramaturgia: Fabiano Lodi e A Companhia dos Ratos. Direção: Fabiano Lodi. Elenco: Ana Leones, Felipe Pinheiro e Rick Salima. Colaboração artística: Ana Carvalho, Daniel Oliveira, Leonardo Viturianna, Marcelo Henrique da Silva (Marcelinho), Marcelo Silva, Thaty Melo e Vítor Cavalcanti Pereira. Cenografia: Rafael Boese. Figurinos e objetos de cena: Jane Fernandes. Arte das placas “Vaias” e “Palmas”: Ana Leones. Costureira: Silvana Carvalho. Maquiagem: Val Martins. Assistência de maquiagem: Estefanía Ruiz Londono. Desenho de som: Rick Salima e Guilherme Paes. Operação de som: Guilherme Paes. Supervisão de desenho de som: Carlos Valério. Desenho de luz: Fabiano Lodi e Joyce Tavares. Operação de luz: Joyce Tavares. Supervisão de desenho de luz: Gabriel Greghi. Técnico de iluminação: Guilherme Orro. Direção de vídeo – gravação: Bruno Aranha Silva. Cinegrafia: Cássio Conde e Wallace Andrade. Preparação de palhaçaria e comicidade física: Amanda Massaro. Design gráfico: Nathália Ernesto. Mídias sociais: Guilherme Paes e Rick Salima. Fotos/divulgação: Renato Mangolin. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Produção executiva: Joyce Tavares. Assistência de produção: Mariama Ferrari – BigHead Produções. Produtora associada: Leneus Produtora de Arte. Idealização e produção: A Companhia dos Ratos. Idealização e produção: A Companhia dos Ratos.