Dione Carlos - Foto: Divulgação
Dione Carlos - Foto: Divulgação

Dramaturga que se sobressaiu como um dos nomes mais conceituados de sua geração, Dione Carlos ministra hoje, 06, palestra sobre a história, a produção e os rumos da dramaturgia negra no Brasil, em live transmitida no canal oficial da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, no Youtube.

Criado em parceria com a cineasta e roteirista Ana Júlia Travia, o curso é, nas palavras da dramaturga, em post nas redes sociais, uma celebração da “nossa História”. O evento acontece a partir das 19h dentro do projeto #CulturaPresente, da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Carlos, que se prepara para comemorar 10 anos de trajetória na dramaturgia, já assinou peças para uma série de grupos e companhias teatrais, entre elas a Cia. do Pássaro (Oriki, de 2013, Titio, de 2014, Baquaqua, de 2016), Cia do Mofo (Mamute, de 2015) e o então ainda não tão polêmico Club Noir, de Roberto Alvim e Juliana Galdino (Sete, de 2011).

Carlos assina ainda títulos como Kaim (2017) e o incensado Black Brecht – E se Brecht Fosse Negro? (2019), entre outros espetáculos que compõem obra dramatúrgica que rendeu à artista indicação ao Prêmio Aplauso em 2014 pelo supracitado Oriki.