Gabriel Vilella adapta para o online solo baseado em obra de Pirandello sobre lucidez e loucura

Vencedor do Shell, Chico Carvalho estrela solo em que dá vida a duas personagens em estreia digital

Publicado em 05/11/2021 11:30
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Desde meados de 2019, o encenador mineiro Gabriel Vilella arquiteta uma montagem de Henrique IV, clássico do repertório do dramaturgo italiano Luigi Pirandello (1867-1936) sobre um homem que, a caminho de um baile de Carnaval, e fantasiado como o Rei da França Henrique IV (1553-1610), cai de um cavalo após descobrir que a mulher que ama tem um caso com seu melhor amigo.

A queda faz com que o rapaz perca a memória e, graças a fantasia, passa a acreditar que se trata mesmo do monarca francês. Com pena do estado do jovem, sua irmã decide encenar uma corte com a presença de atores que fingem ser seus lacaios. O protagonista recobra a memória, mas, consciente dos acontecimentos e acreditando não ter uma vida para retornar, mantém a encenação.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Contudo, todo o combinado cai por terra quando a mulher que amava, Matilde, e o ex-melhor amigo Belcredi, chegam à corte fictícia para tentar livrá-lo do transe.

Escrita em 1922, a obra chegaria aos palcos em 2020 com elenco de 13 atores, entre eles o vencedor do Prêmio Shell Chico Carvalho, que assumiria o papel protagonista, entretanto, a pandemia do Coronavírus congelou o mercado cultural ao redor do mundo, suspendendo o projeto por tempo, até então, indeterminado.

Sob a direção de Vilela e adaptação de Cláudio Fontana, Henrique IV chega à cena a partir de hoje, 05, quase dois anos após o atraso na produção. A obra ganha montagem online e uma nova adaptação, na qual 13 personagens são condensadas em apenas dois interpretados pelo mesmo Chico Carvalho que assumiria o protagonismo da montagem original.

Transmitido do palco da Sala Dina Sfat do Teatro Ruth Escobar, em São Paulo, e intitulado Proto-Henrique IV, o espetáculo narra a história escrita por Pirandello a partir da visão da personagem-título e de sua amada, Matilde.

A obra cumpre temporada de 05 de novembro a 05 de dezembro, com sessões de sexta-feira a domingo, sempre às 20h. As seis primeiras apresentações serão transmitidas ao vivo e, a partir de então, um registro da obra será apresentado via Zoom. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados via Sympla.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio