Home Agenda Grupo Rosas Periféricas celebra juventude periférica com espetáculo em que reúne funk e universo infantil

Grupo Rosas Periféricas celebra juventude periférica com espetáculo em que reúne funk e universo infantil

0
Grupo Rosas Periféricas celebra juventude periférica com espetáculo em que reúne funk e universo infantil
A atriz Mônica Soares em Ladeira das Crianças | Foto: Andressa Santos

Em 2020, o grupo paulistano Rosas Periféricas arquitetava uma série de espetáculos para celebrar sua primeira década de atividade artística, completados, a rigor, em 2019. Contudo, a pandemia do Coronavírus fez com que a companhia adiasse ainda mais as festividades, que saíram efetivamente do papel em março de 2021, quando estrearam Rosas faz 10 Anos – Memórias de um Teatro Maloqueiro, Mostra Itinerante de Repertório que levou a companhia a uma série de espaços na zona leste da capital, onde desenvolvem seu trabalho há uma década.

Apresentada entre março e abril de 2021, a Mostra chegou ao universo online e agora é retomada com a estreia de Ladeira das Crianças – Teatro Funk, espetáculo infanto-juvenil em que o grupo investiga memórias e traça dramaturgia a partir de depoimentos de crianças que vivem na periferia de São Paulo. 

Retratando sonhos, desejos e visões infantis sobre a vida e sobre a periferia – mais especificamente no Parque São Rafael, na zona leste -, o grupo alinhava a dramaturgia com clássicos do funk a partir de texto assinado por Marcelo Romagnoli. Com estreia agendada para o dia 13, domingo, o espetáculo cumpre sessões até o dia 19, também domingo, com apresentações sempre às 11h (sábados e domingos) na Praça Oswaldo Luiz da Silveira.

Sob a direção coletiva do grupo, Ladeira das Crianças – Teatro Funk conta com elenco formado por Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Monica Soares, Paulo Reis e Rogério Nascimento. Os ingressos são gratuitos.