Grupo vencedor do Shell estreia online experimento em que pensa futuro do Brasil com Nordeste excluído do mapa

Ex-NE - O Sumiço | Foto: Aristeu Araújo

Em 2010, após a vitória em segundo turno da então candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) Dilma Rousseff à Presidência da República, derrotando o tucano José Serra, a estudante de direito Mayara Petruso publicou em suas redes sociais uma série de ofensas ao povo nordestino, historicamente o eleitorado do partido e geralmente responsável por eleger os candidatos petistas.

Entre as frases publicadas pela então estudante, esteve a fatídica “[…] Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado”. Viral nas redes, a frase foi responsável pela condenação de Petruso a um ano e cinco meses de prisão convertidos em multa e serviço comunitário.

Essa mesma frase, responsável por condená-la, foi também o motor inicial de Ex-NE – O Sumiço, experimento cênico digital que chega ao universo online a partir deste domingo, 25, em curtíssima temporada.

A obra é o desdobramento de Ex-Nordestines, abertura de processo apresentada em novembro de 2020 que serviu como embrião para o experimento que chega à rede neste domingo sob a produção do Coletivo Estopô Balaio, vencedor do Prêmio Shell de Teatro em 2020 na categoria Inovação pela valorização da memória do migrante com o espetáculo “A cidade dos rios invisíveis”.

Escrita por Henrique Fontes e dirigida por Quitéria Kelly (integrantes do conceituado Grupo Carmin), Ex-NE – O Sumiço narra os acontecimentos de uma sociedade distópica e futurista na qual o Nordeste desaparece do mapa do Brasil, sobrevivendo apenas na memória de quatro pessoas que se questionam se aquela existência realmente era real, ou se foi um delírio.

A peça levanta questões sobre a xenofobia, a geopolítica e a invisibilização da nação e das pautas indígenas ao posicionar quatro personagens que tentam descobrir os motivos que levaram o Nordeste a desaparecer do mapa em 2032.

Com elenco formado por Ana Carolina Marinho, Anna Zêpa, Breno da Matta e Juão Nyn e sob a direção musical de Marco França, Ex-NE – O Sumiço cumpre curta temporada de 25 a 30 de abril, sempre às 21h com transmissão no canal oficial do coletivo Estopô Balaio no YouTube. Os ingressos são gratuitos.

Notícias relacionadas