Isabella Lemos volta a viver Cacilda Becker em temporada online de solo gestado por Lenise Pinheiro

Viva Cacilda | Foto: Luisa Bonin

Não tivesse saído (precocemente) de cena em 1969, Cacilda Becker talvez vivesse para vislumbrar a transformação de seu nome em um dos principais referenciais do teatro brasileiro no século XX. Contudo, sua saída de cena – causada por um derrame cerebral – encerrou a passagem da atriz pelos palcos e alçou seu nome e legado ao status de lenda.

E foi com a consciência dessa imagem mítica deixada pela artista, responsável por dar vida a alguns dos personagens mais icônicos da dramaturgia ocidental, que o encenador Zé Celso Martinez Corrêa junto a seu Teatro Oficina encenaram Cacilda!, uma tragicomédia montada em 1998 com base na vida da atriz.

A obra encabeçou as listas dos principais prêmios daquele ano e se tornou um dos grandes clássicos do teatro brasileiro no final do século passado. E é justamente tendo como base a obra criada e encenada por Martinez Corrêa que a diretora, fotógrafa e dramaturga Lenise Pinheiro criou Viva Cacilda! Felicidade Guerreira!, experimento cênico digital estrelado por Isabella Lemos e produzido pelo Coletivo Takamakina de Teatro, que volta ao universo online a partir desta segunda-feira, 08.

A obra cumpre sua primeira temporada virtual sete meses após única apresentação dentro do projeto #EmCasacomoSesc, em agosto de 2020. O espetáculo parte do texto de Cacilda! para criar dramaturgia de interlúdio entre a obra original e um roteiro que costura passagens da vida de Becker, suas ideologias, dramas e crenças, entrecortadas por áudios dos homens que passaram pela sua vida, entre eles o icônico encenador Ziembinski, interpretados por Marco Ricca.

Gravado no palco do Teatro Pequeno Ato, Viva Cacilda! Felicidade Guerreira! é experimento cênico que conta ainda com imagens do arquivo fotográfico de Pinheiro, entre elas, fotos do apartamento onde viveram a atriz, seu parceiro e também ator Walmor Chagas (1930-2013) e seus filhos.

Abrindo oficialmente as comemorações do centenário de Cacilda Becker, Viva Cacilda! cumpre curtíssima temporada online, de 08 a 13 de março, sempre às 19h, em transmissão gratuita no canal oficial do Coletivo Takamakina de Teatro Youtube.

Notícias relacionadas