Luiz Damasceno celebra oitenta anos de vida com estreia de comédia e exposição no universo online

Multiartista gaúcho completa oito décadas celebrando a ópera e as artes plásticas

Publicado em 09/09/2021 10:30
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Diretor, figurinista, cenógrafo, artista plástico e ator gaúcho vencedor do Prêmio Shell, Luiz Damasceno celebra neste 2021 80 anos de vida com a estreia de dois projetos dentro do universo online, entre eles uma exposição online na qual põe em cena as mais de 70 obras que produziu durante a quarentena adotada devido a pandemia do Coronavírus.

Intitulada O Sopro, a exposição online é uma prévia do que o artista pretende fazer num espaço físico, com a comercialização das obras. A produção do evento ficou a cargo do ator, dramaturgo e diretor Giovani Tozi, um dos principais pupilos de Damasceno.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Antes, contudo, mestre e pupilo entram em cena em conjunto para estrear Só Ópera, comédia dramática na qual Damasceno e Tozi dão vida a uma dupla de radialistas que, a sua forma, tenta salvar o programa de ópera prestes a ser extinguido da grade de uma grande rádio.

Escrito e dirigido por Giovani Tozi, Só Ópera traz, além de árias de óperas clássicas, trechos de obras como Macbeth (do italiano Giuseppe Verdi, com base no texto homônimo de William Shakespeare), A Flauta Mágica (de Mozart), Carmen (de Georges Bizet, com base na romance homônimo de Prosper Mérimée), Romeu e Julieta (de Charles Gounod, baseado também na obra original de Shakespeare) e Arca de Noé (de Benjamin Britten).

Em cena, a dupla comanda um embate geracional acerca da história do rádio, da ópera e das novas mídias e meios de comunicação. Só Ópera cumpre temporada digital a partir desta sexta-feira, 10, com trasmissão nas redes do Teatro Arthur Azevedo, em São Paulo, até domingo, 12. As sessões acontecem às 21h (sexta-feira e sábado) e às 19h (domingo).

Depois, o espetáculo ganha transmissão nas redes do Teatro João Caetano, também em São Paulo, com sessões também às sextas, sábados e domingos, às 21h e às 19h. Os ingressos para ambas as transmissões são gratuitos.

Já a exposição Sopros acontece no dia 24 de setembro, sexta-feira, a partir das 20h dentro da programação virtual do Espaço Cultural Brica-Braque. A visitação virtual é gratuita e será exibida através do canal oficial da Tozi Produções Artística no YouTube. Após a data, a exposição permanecerá disponível online.

Confira abaixo a ficha técnica completa do espetáculo Só Ópera:

Texto e Direção: Giovani Tozi. Com: Luiz Damasceno e Giovani Tozi. Luz: André Lemes.  Diretor de Vídeo: Matheus Luz. Fotografia: Ronaldo Gutierrez. Edição: João Martinez. Produção: Bruno Tozi. Assessoria de Imprensa: Maria Fernanda Teixeira e Macida Joachim – Arteplural. Administração: Carlos Gustavo Poggio. Contadora: Andressa Cherione. Realização: Tozi Produções Artísticas.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio