Narrando diálogo entre embaixador sueco e general nazista, peça chega ao online um ano após leitura

Diplomacia | Foto: Heloísa Bortz

Não tivesse a pandemia do Coronavírus congelado o mercado cultural ao redor do mundo, com os efeitos agravados pela política sanitária adotada pelo Brasil, Eduardo Semerjian e Otávio Martins teriam entrado em cena ainda em 2020 para encenar Diplomacia, texto do dramaturgo francês Cyril Gély adaptado aos cinemas em 2015 sob a direção de Volker Schlöndorff.

Descoberto por meio de Aimar Labaki, o texto entrou no radar de Semerjian ainda em 2016 e, após uma série de mudanças e esperas, ganhou sua primeira leitura no início do ano passado, em sessão aberta ao público no Teatro Aliança Francesa, em São Paulo.

Mais de um ano após aquela primeira apresentação, o espetáculo ganha, enfim, sua primeira encenação no Brasil. Assinada por Ricardo Grasson, a obra chega ao universo online a partir do dia 19 de maio, quarta-feira, dentro da programação do projeto Em Casa com o Sesc, da rede Sesc São Paulo.

Narrando a história do encontro verídico entre o general alemão nazista Choltitz e o embaixador sueco Raoul Nordling, a obra narra os possíveis fatos que levaram o alemão a desistir de bombardear a cidade de Paris ao fim da ocupação nazista como mandavam as ordens de Adolf Hitler (1889-1945).

Diplomacia chega ao universo online adaptado para a realidade de distanciamento social. Originalmente pensado para um elenco de cinco atores, a obra contará apenas com Martins e Semerjian em cena em apresentação agendada para às 19h. Os ingressos são gratuitos e a transmissão acontece no canal oficial da rede Sesc São Paulo no YouTube. O registro da obra ficará ativo no canal do Sesc.

Notícias relacionadas