Núcleo Bartolomeu de Depoimentos anuncia oficinas de linguagem poética ao celebrar 20 anos de história

Publicado em 22/6/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O paulistano Núcleo Bartolomeu de Depoimentos celebrou, em 2020, duas décadas de trajetória artística. Com os planos de comemoração adiados devido à crise sanitária causada pela pandemia do Coronavírus, o grupo vem, desde maio de 2021, realizando uma série de eventos para marcar a efeméride.

Dentro da programação, o núcleo – famoso pelo estudo da fusão entre as linguagens do hip hop, do teatro épico e da autorrepresentação – ministra a partir desta quinta-feira, 24, uma série de quatro oficinas online para investigar e desenvolver temas como a criação a partir do corpo, a criação dramatúrgica textual, a poesia falada contemporânea e a história da discotecagem, das festas e dos acontecimentos sociais e políticos do Brasil ao longo dos anos.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Formado por Claudia Schapira, Eugênio Lima, Luaa Gabanini e Roberta Estrela D’Alva, o Núcleo recebe inscrições por meio de formulário online que pode ser acessado através de formulário. As oficinas são gratuitas e as vagas limitadas.

Quem abre a programação é Luaa Gabanini que, nos dias 24 e 25 de junho, ministra a oficina Corpo Poético, que visa investigar as formas de uso do corpo como matéria prima da poesia cênica partindo dos princípios dos movimentos básicos e cotidianos. Dividida em dois módulos (Reconhecendo e Despertando Potencialidades, no dia 24, e Dançando e Criando a Partir do Encontro, no dia 25), a oficina de Gabanini acontece das 14h às 16h.

Já na semana seguinte, dias 01 e 02 de julho, o diretor e DJ Eugênio Lima ministra a oficina Disco Aula, na qual traça um panorama histórico sobre Discotecagem-Música, Beats, Festas e Política, traçando paralelos entre as histórias da discotecagem e da política sócio cultural do Brasil. As aulas acontecem das 14h às 16h.

Nos dias 08 e 09 de julho, a vencedora do Prêmio Shell Roberta Estrela D’Alva ministra a oficina Zona Autônoma da Palavra, na qual traça algumas vertentes da poesia contemporânea falada e propõe exercícios e dinâmicas a partir da voz, da respiração, da dicção, a postura cênica do corpo e da relação do texto escrito com a fala. As aulas acontecem também entre às 14h e às 16h.

Por fim, nos dias 15 e 16 de julho, a dramaturga Cláudia Schapira ministra oficina de criação dramatúrgica, que propõe referenciar a criação da dramaturgia a partir de depoimentos pessoais e estabelecendo conceitos para a criação textual do teatro hip-hop. Também das 14h às 16h.

Todas as oficinas serão transmitidas via Zoom. A programação de celebração das duas décadas de atividade artística do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos teve início em maio e se estende até março de 2022.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio