Online, Cia. Omondé celebra dez anos de trajetória, analisa Suassuna em bate papo e anuncia oficina

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A carioca Cia. Omondé dará continuidade neste 2021 às celebrações de sua primeira década de trajetória artística, iniciadas em 2020 e interrompidas após a pandemia do Coronavírus obrigar a adoção de medidas de quarentena e isolamento social, congelando o mercado da cultura ao redor do mundo.

Sob a direção de Inez Viana, a companhia estreia no universo digital a partir desta sexta-feira, 05, com a transmissão online de Auto de João da Cruz, peça na qual o multiartista paraibano Ariano Suassuna (1927-2014) reinventa o clássico conto Fausto, do alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832).

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A obra, escrita em 1950, narra a história do jovem e ambicioso João que, inconformado com a ausência do pai e a miséria na qual vive, sai de casa em busca de riquezas. Duas figuras, o Guia e o Cego, fazem uma aposta pela alma do jovem que passa a ter tudo o que deseja ao mesmo tempo em que vai perdendo sua humanidade, se distanciando da família e se tornando um homem frio e perverso que, quando recobra a consciência, percebe já ser tarde demais para se arrepender dos males que causou.

Auto do João da Cruz funde em sua dramaturgia ainda obras como História de João da Cruz, História do Príncipe do Reino do Barro Branco e a Princesa do Reino do Vai-não-Torna e O Príncipe João Sem Medo e a Princesa da Ilha dos Diamantes, escritas por Leandro Gomes de Barros (1865-1918), Severino Milanez da Silva (1906 – 1956/1967) e Francisco Sales Areda (1916-2005), respectivamente.

Gravado diretamente do palco onde estreou em meados de 2020, o Firjan Sesi Centro, no Rio de Janeiro, o espetáculo cumpre temporada online e gratuita com transmissão no canal oficial da companhia no Youtube entre os dias 05 e 28 de março, de sexta-feira a domingo, sempre às 19h.

Para marcar as comemorações de sua primeira década de trajetória artística, a Cia. Omondé realiza, além da transmissão do espetáculo, bate-papo analítico sobre a obra de Ariano Suassuna, comandado pela atriz e diretora Inez Viana com o escritor e professor Carlos Newton Júnior, maior especialista na obra do escritor no Brasil.

A Companhia também realiza uma oficina virtual sobre seus processos de criação nestes 10 anos de atividades. Serão dois encontros voltados para 30 profissionais e estudantes do segmento artístico, que deverão enviar uma breve carta de intenção para e-mail circulacao.omonde@gmail.com, com o assunto “Inscrição oficina”.

O bate-papo acontece no dia 17 de março às 19h, enquanto a oficina se divide entre os dias 23 e 24 de março, das 14h às 17h. Todas as atividades são gratuitas e transmitidas através do canal oficial da companhia no Yotutube.

O elenco de Auto de João da Cruz é formado por André Senna, Elisa Barbosa, Iano Salomão/Joel Tavares, Junior Dantas, Leonardo Bricio, Luis Antonio Fortes, Tati Lima e Zé Wendell e conta com a assessoria dramatúrgica de Carlos Newton Júnior.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio