Home Agenda Online, projeto promove mergulho de atores no abismo de Dostoiévski

Online, projeto promove mergulho de atores no abismo de Dostoiévski

0
Online, projeto promove mergulho de atores no abismo de Dostoiévski
Abismos de Dostoiévski | Foto: Divulgação

Celebrado como uma espécie de profeta da literatura russa, Fiódor Dostoiévski (1821-1881) construiu obra de análise humana que convida o leitor a se jogar no que se acostumou a chamar de abismo dostoievskiano. 

Tendo este conceito em mente, a produtora Marlene Salgado e a pesquisadora e ensaísta russa Elena Vássina idealizaram ciclo de encontros sobre a obra do autor russo encenada por nomes como Matheus Nachtergaele e Celso Frateschi.

Intitulado Abismos de Dostoiévski, o projeto tem início a partir das 20h desta quarta-feira, com transmissão pelo canal oficial do Centro Cultural São Paulo. A programação apresenta uma série de espetáculos pensados para o universo digital orquestrados por artistas que já tiveram contato com a obra do autor russo.

A programação tem início hoje com Celso Frateschi encenando uma adaptação de Crime e Castigo sob a direção de Vivien Buckup. Já na quinta-feira, 22, Ondina Clais e Ruy Cortez encenam uma adaptação de A Dócil, estrelada por Mariana Tenório. Sob a direção de Vadim Nikitin, Luah Guimarãez encena Os Demônios na sexta-feira, 23, enquanto Donizetti Mazonas assina a direção e divide a cena com Wellington Duarte em O Grande Inquisidor no sábado, 24.

No domingo, 25, Clarissa Campolina e Yara de Novaes dirigem Rômulo Braga na encenação de O Veredito, e, por fim, na segunda-feira, 26, Matheus Nachtergaele entra em cena sob a direção de Cibele Forjaz para encenar Sonho de um Homem Ridículo.

Gratuitas, as transmissões contam ainda com um bate-papo entre direção e elenco sobre a obra do homenageado com a mediação de Elena Vássina. Todas as apresentações acontecem às 20h.