Primeira mulher a vencer APCA de direção, Bia Lessa estreia musical Macunaíma em São Paulo

Macunaíma | Foto: Elisa Mendes

Diretora e encenadora que se sagrou a primeira mulher a vencer a categoria de direção do Prêmio APCA 2018 por sua assinatura em Grande Sertão: Veredas, Bia Lessa estreia no próximo dia 19, sexta-feira, no Teatro Antunes Filho do Sesc Vila Mariana, zona sul da capital, Macunaíma – Uma Rapsódia Musical, espetáculo realizado pela Companhia Barca dos Corações Partidos.

A montagem, baseada no clássico texto histórico de Mário de Andrade, conta com uma adaptação musical que, a despeito o gênero, se distancia dos moldes clássicos do teatro musical exportado das grandes produções americanas e inglesas. A encenação deverá se ater mais a uma linguagem que se aproxime da desenvolvida pela ópera, com canções inéditas e trechos do texto original musicados.

O espetáculo narra a saga de Macunaíma, personagem representado ao longo da história como uma espécie de “herói sem caráter”, que nasce em uma tribo na Amazônia e passa por momentos definitivos em sua vida, retratando a relação com a família, a paixão e a ida ao Sudeste em busca do Muiraquitã,  uma espécie de amuleto que recebeu de sua amada. Entre encontros com deuses, mitos e monstros, o personagem passa por aventuras e transformações até retornar à sua tribo natal.

Sob a direção geral de Bisa Lessa, a montagem conta com a direção musical de Alfredo Del-Penho e Beto Lemos, antigos parceiros da Companhia, e com música adicional composta pelo duo O Grivo. Macunaíma – Uma Rapsódia Musical cumpre temporada de 19 de julho a 15 de agosto, de quarta a domingo, com sessões às 15 (quartas-feiras), às 20h (quinta a sábado) e às 18h (domingos). Os ingressos custam de R$ 15,00 (associados ao SESC) a R$ 50,00 (inteira).

Notícias relacionadas