Norival Rizzo vive, em leitura, papel que foi de Patrick Stewart na Broadway

Norival Rizzo viverá papel que foi de Patrick Stewart na Broadway | Foto: Montagem

Caberá ao veterano Norival Rizzo dar vida a Daves, o mendigo que norteia a ação de O Zelador, peça do dramaturgo inglês vencedor do Nobel de Literatura Harold Pinter que ganha leitura aberta ao público no dia 29 de outubro, terça-feira, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, em São Paulo.

Sob a direção de Kiko Marques, a leitura de O Zelador contará com Rubens Caribé e Rubens Galdino completando o elenco e faz parte do projeto 7 Leituras, 7 Autores, 7 Diretores, idealizado pela pesquisadora Eugênia Thereza de Andrade e que, há 13 anos, propõe a realização de uma leitura por mês no Sesc Consolação.

Neste ano, todos os autores escolhidos faziam parte do movimento do teatro do Absurdo, contando com nomes como Samuel Beckett, Caryl Churchill, Ionesco, entre outros. A leitura de O Zelador, de Pinter, é a penúltima da série.

Esta não é a primeira vez que o texto ganha uma montagem no Brasil. Em 1964, André Abujamra dirigiu a primeira versão nacional, sob o título de O Inoportuno, com elenco formado por Sérgio Mamberti, Fauzi Arap e Emílio Di Biasi. Já em 2000, sob o título original de O Zelador, Michel Bercovitch assinou a encenação estrelada por Selton Mello, Leonardo Medeiros e Marcos Oliveira. 

A última montagem, com o título de O Inoportuno, aconteceu entre 2018 e 2019, em São Paulo e no Rio de Janeiro, sob a direção de Ary Coslov e protagonizado por Daniel Dantas, André Junqueira e Well Aguiar.

Na Broadway, o papel de Daves foi vivido por Patrick Stewart. Os ingressos para a leitura de O Zelador são gratuitos e podem ser retirados com uma hora de antecedência da sessão que acontece às 19h30.

Notícias relacionadas