Ruth de Souza dá nome ao primeiro Festival de Teatro Negro de São Paulo

Ruth de Souza | Foto: Divulgacao

Figura fundamental para a valorização da figura da mulher negra nas artes cênicas brasileiras, a atriz Ruth de Souza (1921-2019) sintomaticamente dá nome ao primeiro Festival de Teatro Negro de São Paulo que acontece a partir do dia 19 de outubro, sábado, no Sesc Interlagos, zona sul da capital paulistana.

Com 20 atrações entre espetáculos, leituras cênicas e dramáticas, mesas de debate, contação de histórias, shows e intervenções artísticas, a primeira edição do Festival contará com a participação de grupos como Invasores Cia Experimental de Teatro Negro, Cia Os Crespos, Coletivo Negro, Capulanas Cia de Arte Negra e Clarianas, além de programação voltada ao público infantil.

Na programação estarão ainda Buraquinhos ou O Vento é Inimigo do Picumã, espetáculo que rendeu a Naruna Costa o Prêmio APCA de Melhor Direção, o primeiro entregue a uma mulher negra, e Eu e Ela: Visita a Carolina Maria de Jesus, que presta um tributo à figura da seminal escritora.

O Festival prevê ainda uma série de conversas tendo a figura de Ruth de Souza como temática central. Ao longo das semanas, serão retratados temas como Ruth de Souza: um prólogo para a cena negra no Brasil e De Ruth de Souza às gerações artísticas atuais: porque dizemos Negro o teatro que fazemos?.

Dona Ruth: Festival Negro de Teatro acontece do dia 19 de outubro ao dia 03 de novembro, aos sábados e domingos com ingressos gratuitos que podem ser retirados com até uma hora de antecedência antes de cada apresentação. Confira a programação completa clicando aqui.

Notícias relacionadas