Bia Lessa anuncia canal para dividir processo de ensaios de Grande Sertão Veredas

Grande Sertão Veredas | Foto: Divulgação

Um dos grandes espetáculos de 2017, que rendeu a Bia Lessa os prêmios Shell e APCA de Melhor Direção e a Caio Blat o Prêmio Shell de Melhor Ator, Grande Sertão Veredas ganhou, na tarde de ontem, 17, um canal no Youtube para dividir o processo de ensaios e concepção do espetáculo baseado no clássico literário de Guimarães Rosa.

No canal, está disponível uma série de 55 vídeos com o processo de ensaios, exibidos durante as sucessivas temporadas do espetáculo em instalação geralmente sediada no hall dos teatros. Em post nas redes sociais, Lessa conceituou o lançamento:

“O intuito de criar um canal onde compartilharemos o nosso processo criativo parte do desejo de que as pessoas estejam cada vez mais perto da obra do Guimarães Rosa e que também tenham acesso aos caminhos que trilhamos até chegarmos ao nosso Grande Sertão. O enfrentamento que o autor nos propõe é único, o que passamos, como passamos pode servir como caminho – uma das possibilidades de se entrar nessa obra, tão rica. Não porque seja um ensaio extraordinário, mas por ser um exercício, um diálogo com esse texto e esses personagens, sem concessões. Não facilitamos o texto, não o transformamos, decidimos enfrentá-lo. Estamos num momento em que o diálogo é fundamental, aliás, nascemos para falar um com o outro. Travamos esse diálogo através do espetáculo e queremos travá-lo agora através do processo. Processo que cobrou de nós, uma construção interior e exterior. Bem-vindos a nossa luta!”

Para acessar o canal, basta clicar aqui.

Notícias relacionadas