Gustavo Pinheiro disponibiliza online peça escrita durante ovo da serpente da polarização política

A Tropa - Foto: Elisa Mendes

Em meio a tentativas de encorajar o público a aderir a quarentena preventiva de contenção a pandemia do novo COVID-19 (Coronavírus), o jornalista e dramaturgo Gustavo Pinheiro disponibilizou online a montagem de sua peça A Tropa, montada em 2015 sob a direção de César Augusto e com elenco encabeçado pelo ator Otávio Augusto.

Escrita em meados de 2014, durante a disputa eleitoral da então presidente Dilma Rousseff (PT) e do candidato e ex-senado Aécio Neves (PSDB), a peça põe em cena um clima de polarização política e social que seria, nas palavras de Pinheiro, em entrevista ao jornal Correio Braziliense em 2018, o “ovo da serpente” do que se tornaria o cenário político atual.

Na obra, um ex-militar acamado reencontra os filhos após muitos anos de distanciamento, e no quarto do hospital se dá o embate ideológico do homem que acreditava que o período de ditadura militar foi o mais profícuo da política brasileira, com os filhos que tomam diferentes posições políticas, entre o centro, a esquerda e a direita.

O espetáculo foi transformado em livro em 2018 via Cobogó. Para acessar o vídeo com a montagem do espetáculo basta acessar o link clicando aqui.

Notícias relacionadas