Rita Lee Mora ao Lado - Foto: Priscila Prade
Rita Lee Mora ao Lado - Foto: Priscila Prade

A atriz Mel Lisboa se encontra na noite de hoje, 06, através de live em seu perfil oficial do Instagram, com o diretor e dramaturgo Márcio Macena, com quem construiu bem sucedida parceria artística nos palcos de São Paulo. a dupla se encontra para discutir o processo de montagem de Rita Lee Mora ao Lado, musical pseudo biográfico sobre a rainha do rock tupiniquim baseado no livro homônimo de Henrique Bartsch (1951-2011) lançado em 2006.

Montado em 2014, o musical foi um dos grandes sucessos da parceria de Lisboa e Macena, além de se sobressair como um dos principais momentos da atriz nos palcos. Na pele de Rita Lee, Mel Lisboa recebeu o Prêmio Quem de Teatro e o Prêmio Qualidade Brasil.

No encontro, a dupla discute desde a idealização do projeto até o processo de montagem e adaptação do livro para os palcos. A obra de Bartsch foge aos moldes clássicos da biografia não autorizada. No livro, a história de Rita Lee é contada através da figura fictícia de Bárbara Farniente, uma garota que nasceu no mesmo ano, dia, hora e local que a compositora de Ovelha Negra.  

Interpretada por Carol Portes no musical dirigido por Macena ao lado de Débora Dubois, a figura de Bárbara Farniente garantiu o frescor do livro lançado em 2006 mesmo 10 anos depois, com o lançamento de Rita Lee, Uma Autobiografia (2016), escrita pela própria cantora.