Domingos de Oliveira - Foto: Divulgação
Domingos de Oliveira - Foto: Divulgação

Celebrado nesta quinta-feira, 23, com o lançamento da série Todas as Mulheres do Mundo, no Globo Play, Domingos de Oliveira (1936-2019) segue com boa parte de seu acervo cinematográfico ainda inédito no catálogo de grandes plataformas de streaming. Para relembrar um ano (e um mês) de sua morte, eis quatro espetáculos teatrais do multiartista que poderiam ser disponibilizados online na onda iniciada durante a pandemia do novo COVID-19 (Coronavírus).

Os espetáculos selecionados contam com gravações já divulgadas em matérias, reportagens e no especial Terceiro Sinal, exibido pelo canal a cabo GNT em 2015.

1- Do Fundo do Lago Escuro (2010)

Do Fundo do Lago Escuro
Do Fundo do Lago Escuro

Retrato da infância de Domingos de Oliveira, Do Fundo do Lago Escuro é uma de suas peças mais claramente autobiográficas. A primeira montagem aconteceu e 1980, com o título de Assuntos de Família. Em 1997, o Grupo Tapa remontou a obra, protagonizada por Beatriz Segall no papel de Dona Mocinha, matriarca da família que na montagem de 2010 foi interpretada pelo próprio Domingos. A versão dirigida pelo autor, contou com elenco formado por nomes como Paulo Betti, Priscila Rozenbaum, Ricardo Kosovski, Tatiana Muniz, Fernando Gomes, entre outros.

2- Separações (2000)

Separações
Separações

No espetáculo, montado originalmente em meados dos anos 2000, Cabral e Glorinha são um casal com grande diferença de idade e, insatisfeitos com os rumos da relação, decidem dar um tempo que acaba se transformando numa verdadeira separação. No meio do processo, Glorinha se apaixona por um arquiteto de sua idade, causando ciúme e arrependimento em Cabral, que tenta reconquistar a ex-esposa. No elenco, além do próprio Domingos (que também dirigiu a montagem), Priscilla Rozenbaum, Ricardo Kosovski e Maria Ribeiro, entre outros.

3- Largando o Escritório (2006)

Largando o Escritório
Largando o Escritório

Peça de 2006 sobre dois jovens casais que alugam uma casa de veraneio para passar as férias. A vida de um deles começa a mudar quando o marido anuncia que deixou o escritório desestabilizado e não tinha pretensões de voltar. O espetáculo foi um dos poucos que não contou com aspectos autobiográficos do autor. No elenco, além de Domingos, estavam ainda Marcelo Escorel, Dedina Bernardelli e Priscilla Rozenbaum.

4- Todo Mundo tem Problemas Sexuais (2000)

Todo Mundo tem Problemas Sexuais
Todo Mundo tem Problemas Sexuais

Peça montada originalmente no final dos anos 2000, narra em paralelo as histórias de cinco casais, cada um com uma questão sexual para ser resolvida. Entre os casos estão a descoberta da impotência sexual, o medo da solidão, a redescoberta do sexo e os mistérios do tesão. No elenco, nomes como Pedro Cardoso, Orã Figueiredo, Maria Mariana, Priscilla Rozenbaum, entre outros.