Grandes artistas que se foram em 2021

Sem velórios, despedidas contaram com entrega de coroas de flores como forma de mostrar carinho, respeito e saudade

Publicado em 15/09/2021 23:49
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Neste ano de 2021 o Brasil perdeu grandes nomes do teatro, tanto em virtude do coronavírus Covid-19, como de outras enfermidades.

Em virtude da pandemia, os velórios precisaram ser diferentes desde o começo de 2020, onde o tempo de despedida se resumiu a apenas alguns minutos, o número de pessoas nesses locais foi reduzido e a entrega de coroa de flores foi uma forma de mostrar todo o carinho, respeito e saudade neste momento tão triste.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

E nessa lista de artistas que faleceram neste ano, destaque para 3 nomes que fizeram sucesso do teatro, seja levando humor, como transformando a dramaturgia brasileira.

Vamos começar falando do ator Paulo Gustavo, que ficou conhecido inicialmente no teatro pela produção “Minha Mãe é a Peça”, e que morreu dia 05 de maio após uma luta de vários dias contra a Covid-19.

Em 13 de março de 2021, após ser diagnosticado e apresentar complicações de Covid-19, Paulo Gustavo foi internado, por orientação médica, para fazer um melhor acompanhamento. Entretanto em abril, seu quadro de saúde piorou e precisou passar por diversos procedimentos, como a terapia de oxigenação por membrana extracorporal, uma espécie de “pulmão artificial”, aparelho que efetua a absorção do oxigênio quando o órgão apresenta comprometimento severo.

Mesmo com todos os recursos usados, o ator e comediante não resistiu a doença e sua morte repercutiu no mundo artístico, político e intelectual, tanto no Brasil quanto no exterior. Na época, em virtude da pandemia, diversos amigos mandaram coroas de flores como forma de despedida.

Outro artista que morreu esse ano foi o ator Sérgio Mamberti, conhecido na TV pelo papel do Dr. Vitor, na série infantil da TV Cultura “Castelo Ra-Tim-Bum”. Mas, neste caso não foi em virtude da Covid-19.

Mamberti morreu em 3 de setembro, num hospital da rede Prevent Sênior, vítima de falência múltipla dos órgãos, em decorrência de uma infecção pulmonar. Foi velado no Teatro Sesc Padre Anchieta, e sepultado no cemitério da Consolação, na capital paulista.

E para fechar a lista dos 3 artistas que morreram neste ano, vamos falar do também ator Paulo José. Conhecido por papeis icónicos na TV e no teatro, Paulo foi um dos nomes mais famosos das artes brasileiras. Diagnosticado com a doença de Parkinson em 1992, Paulo José morreu em 11 de agosto de 2021 no Rio de Janeiro aos 84 anos, devido a uma pneumonia. Na vida pessoal, Paulo José foi casado com Dina Sfat, com quem teve três filhas, as atrizes Bel Kutner, Ana Kutner e Clara Kutner; com a atriz Beth Caruso, com quem teve um filho, Paulo Caruso; e com Zezé Polessa. Viveu com Carla Camurati entre 1983 e 1986.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio