Entre surpresas e omissões, Prêmio Aplauso anuncia indicados do primeiro semestre

Premio Aplauso Brasil de Teatro

Premiação idealizada pelo produtor e empresário artístico Michel Fernandes, o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro anunciou, na tarde de ontem, 04, os destaques do primeiro semestre de 2019, indicados em suas 17 categorias de premiação.

Aberto ao voto do júri e ao voto popular, o anúncio causou, como qualquer prêmio escolhido através do voto de um júri de gostos e conceitos distintos entre si, surpresas com escolhas e ausências. São surpreendentes, por exemplo, as ausências de Bete Coelho e Tânia Bondezan, atrizes que se destacaram na temporada pelas intensas interpretações em Mãe Coragem e A Golondrina, respectivamente.

Entretanto, é surpreendentemente positiva a inclusão do nome de Aysha Nascimento por seu excelente desempenho em Gota D’Água [Preta] na pele de Corina. A atriz é um dos destaques da montagem, que ainda concorre na categoria Melhor Musical. Luiza Curvo, por sua pungente interpretação em Mãe Coragem também mereceu honrosa menção na categoria Melhor Atriz Coadjuvante.

Confira abaixo a lista completa de indicados ao prêmio, que conta com votação popular (vote aqui), e contará com cerimônia de premiação em 2020.

MELHOR ILUMINAÇÃO – 1º SEMESTRE 2019

Wagner Pinto por “CONDOMÍNIO VISNIEC”

Tomás Ribas por “TOM NA FAZENDA”

Aline Santini por “A QUEDA”

Cesar Pivetti e Vania Jaconis por “DOLORES”

Cory Pattak por “SUNSET BOULEVARD, O MUSICAL”

Maneco Quinderé por “O FRENÉTICO DANCIN´DAYS”

.

MELHOR FIGURINO – 1º SEMESTRE 2019

Fernando Vilela e Thais Sakuma por “DISTOPIA BRASIL”

Marichilene Artisevskis por “CONDOMÍNIO VISNIEC”

Fabio Namatame por “AS CANGACEIRAS, GUERREIRAS DO SERTÃO”

Karen Brusttolin por “O MISTÉRIO DE IRMA VAP”

Fause Haten por “SUNSET BOULEVARD, O MUSICAL”

Fernando Cozendey por “O FRENÉTICO DANCIN´DAYS”

.

MELHOR ARQUITETURA CÊNICA – 1º SEMESTRE 2019

Daniela Thomas e Felipe Tassara por “FIM” e “MÃE CORAGEM”

Diego Dac por “DISTOPIA BRASIL”

Aurora dos Campos por “TOM NA FAZENDA”

Michael Carnahan por “BILLY ELLIOT, O MUSICAL”

Matt Kinley por “SUNSET BOULEVARD, O MUSICAL”

Luiz André Cherubini por “NOITE”

.

MELHOR DRAMATURGIA SONORA – 1º SEMESTRE 2019

Fernanda Maia e Newton Moreno por “AS CANGACEIRAS, GUERREIRAS DO SERTÃO”

Marcelo Pellegrini por “A DESUMANIZAÇÃO”

Gregory Slivar por “A VIDA ÚTIL DE TODAS AS COISAS”

Felipe Storino por “OUTROS”

Daniel Maia, com colaboração da direção e elenco por “UÍSQUE E VERGONHA”

Juh Vieira por “TRANSAMAZÔNICA”

.

MELHOR DRAMATURGIA – 1º SEMESTRE

Newton Moreno por “AS CANGACEIRAS, GUERREIRAS DO SERTÃO”

Leonardo Cortez por “COMÉDIAS FURIOSAS”

Luciano Mallmann por “ÍCARO”

Pedro Kosovski por “KINTSUGI, 100 MEMÓRIAS”

Marcello Airoldi por “A QUEDA”

Anderson Moreira Sales por “57 MINUTOS – O TEMPO QUE DURA ESTA PEÇA”

.

MELHOR DIREÇÃO – 1º SEMESTRE 2019

Clara Carvalho por “CONDOMÍNIO VISNIEC”

Giovana Soar e Luiz Fernando Marques por “APENAS O FIM DO MUNDO”

Rodrigo Portella por “TOM NA FAZENDA”

José Roberto Jardim “A DESUMANIZAÇÃO”

Cácia Goulart por “DE VOLTA A REIMS”

Jorge Farjalla por “O MISTÉRIO DE IRMA VAP”

.

MELHOR ELENCO – 1º SEMESTRE 2019

Ana Clara Fischer, Felipe Souza, Mônica Rosseto, Rafael Levecki, Rogério Percore, Suzana Muniz por “CONDOMÍNIO VISNIEC”

Luciano Andrey e Tania Bondezan por “A GOLONDRINA”

Fernanda Nobre e Maria Helena Chira por “A DESUMANIZAÇÃO”

Antonio Edson, Beto Franco, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Simone Ordones e Teuda Bara por “OUTROS”

Eduardo Semerjian, João Bourbonnais, Louise Helène e Luciana Ramanzini por “A VIDA ÚTIL DE TODAS AS COISAS”

Camila dos Anjos e Iuri Saraiva por “A CATÁSTROFE DO SUCESSO”

.

MELHOR ATOR COADJUVANTE – 1º SEMESTRE 2019

Fabio Penna por “MISSISSIPI”

Beto Sargentelli por “BILLY ELLIOT, O MUSICAL”

Giordano Castro por “APENAS O FIM DO MUNDO”

Gustavo Vaz por “TOM NA FAZENDA”

Sérgio Rufino por “SUNSET BOULEVARD, O MUSICAL”

Samuel de Assis por “HEDDA GABLER”

.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE – 1º SEMESTRE 2019

Nicole Cordery por “NUNCA FOMOS TÃO FELIZES”

Aysha Nascimento por “GOTA D’ÁGUA {PRETA}”

Carol Badra por “AS CANGACEIRAS, GUERREIRAS DO SERTÃO”

Kelzy Ecard por “TOM NA FAZENDA”

Luiza Curvo por “MÃE CORAGEM”

Inah de Carvalho por “BILLY ELLIOT, O MUSICAL”

.

MELHOR ATOR – 1º SEMESTRE 2019

Ivam Cabral por “MISSISSIPI”

Luciano Mallmann por “ÍCARO”

Armando Babaioff por “TOM NA FAZENDA”

Pedro Vieira por “DE VOLTA A REIMS”

Mateus Solano por “O MISTÉRIO DE IRMA VAP”

Maurício de Barros por “COMÉDIAS FURIOSAS”

.

MELHOR ATRIZ – 1º SEMESTRE 2019

Debora Lamm por “A PONTE”

Glaucia Libertini “COMÉDIAS FURIOSAS”

Marisa Orth por “SUNSET BOULEVARD, O ,MUSICAL”

Luciana Carnieli por “AMAR, VERBO INTRANSITIVO”

Amanda Lyra por “FIM”

Lara Córdulla por “DOLORES”

.

DESTAQUE – 1º SEMESTRE 2019

Oficina Cultural Oswald de Andrade – pelo fomento da arte em São Paulo reconhecido pela classe artística e público como um equipamento acessível a todos

André Grynwask e Pri Argoud – Pelo trabalho de videografismo e videomapping que potencializou a estética do espetáculo “A DESUMANIZAÇÃO”

Associação Dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP) – pelo modelo inovador de gestão cultural praticando a inclusão, democracia e união no fazer artístico

Projeto de Ocupação Noites Sujas no Teatro Arena – pela valorização das obras de Plínio Marcos

.

MELHOR ESPETÁCULO INFANTO-JUVENIL – 1º SEMESTRE 2019

“TATÁ – O TRAVESSEIRO” – Direção: Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves

“ENSAIOS” – Direção: Gira de Oliveira

“O DIA QUE MINHA VIDA MUDOU POR CAUSA DE UM CHOCOLATE COMPRADO NAS ILHAS MALDIVAS” – Direção: Thaís Medeiros

“HISTÓRIA DO BRASIL” – Direção: Alexandra Golik

“VAMOS COMPRAR UM POETA” – Direção: Duda Maia

“ESCONDIDA” – Direção: Cristiana Ceschi

.

MELHOR ESPETÁCULO MUSICAL – 1º SEMESTRE 2019

“BILLY ELLIOT, O MUSICAL” (Atelier de Cultura)

“GOTA D’ÁGUA {PRETA}” (Gira pro Sol Produções)

“AS CANGACEIRAS, GUERREIRAS DO SERTÃO” (Velloni Produções Artísticas e Sesi-SP)

“SUNSET BOULEVARD, O MUSICAL” (IMM e Stephanie Mayorkis – EGG ENTRETENIMENTO)

.

MELHOR ESPETÁCULO DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – 1º SEMESTRE 2019

“ÍCARO” (Luciano Mallmann)

“CONDOMÍNIO VISNIEC” (SM Arte e Cultura)

“TOM NA FAZENDA” (ABGV Produções Artísticas)

“A DESUMANIZAÇÃO” (MOG produtora)

“MÃE CORAGEM” (Trupe Coragem)

“DE VOLTA A REIMS” (Pedro Vieira e Emerson Rossini)

.

MELHOR ESPETÁCULO DE GRUPO – 1º SEMESTRE 2019

“(IN)JUSTIÇA” – Cia. de Teatro Heliópolis

“MISSISSIPI” – Os Satyros

“APENAS O FIM DO MUNDO” – Grupo Magiluth

“OUTROS” – Grupo Galpão

“FIM” – Ultralíricos 9

“KINTSUGI, 100 MEMÓRIAS” – Lume Teatro

Notícias relacionadas