Após Dogville, Mel Lisboa retorna ao teatro clássico com Hedda Gabler

Atriz que vem solidificando carreira teatral baseada em títulos clássicos, Mel Lisboa se prepara para dar vida a uma das personagens mais desafiadoras do teatro moderno: Hedda Gabler, protagonista da peça homônima escrita em 1890 pelo norueguês Henrik Ibsen, e considerado um dos papéis mais obscuros pensados pelo dramaturgo.

Sob a direção de Márcio Macena e produção da Não Companhia de Teatro, o espetáculo estreia no próximo dia 14, sexta-feira, no Espaço Parlapatões, na Praça Roosevelt. No elenco, além de Lisboa, estão os atores Dudu Pelizzari, Samuel de Assis, Rafael Maia, Carol Carreiro e Yael Pecarovich.

Hedda Gabler entra para o hall de personagens desafiadores na carreira da atriz, que já deu vida a Rita Lee em sua primeira incursão pelo teatro musical, em Rita Lee Mora ao Lado, Desdemona, em Otelo, de Shakespeare, Celeste, em Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues, e a protagonista de Dogville, adaptação de Zé Henrique de Paula para o filme de Lars Von Trier. Heda Gabler é a segunda incursão da atriz pela obra de Ibsen. Em 2016, deu vida a jovem Solveig em Peer Gynt.

Na peça, Hedda é filha do falecido general Gabler, que morreu sem lhe deixar herança. Perto dos trinta anos, se casou com o professor Jorgen Tesman, que espera uma cadeira na Universidade. Jorgen precisa competir pela cadeira com um dos antigos admiradores de Hedda, o boêmio Eilert Lovborg. Hedda embebeda Lovborg para que ele perca o manuscrito de seu novo livro. Tesman o encontra e dá a Hedda, que o queima e da ao ex-admirador uma das pistolas de seu pai, dizendo-lhe para atirar em si mesmo. Lovborg leva um tiro acidental, e o juiz Brack, que sabe a procedência da pistola chantageia Hedda, para que ela se torne sua amante.

No Brasil, o papel já foi vivido por nomes como Dina Staf e Virginia Cavendish no teatro, e por Fernanda Montenegro e Wanda Kosmo na TV.

SERVIÇO

Hedda Gabler

Espaço Parlapatões – Praça Franklin Roosevelt, 158, Consolação

Temporada: 14 de junho a 28 de julho

Às sextas e aos sábados, às 21h; e aos domingos, às 20h

Ingressos: R$50 (inteira), R$25 (meia-entrada)

Duração: 105 minutos

Classificação: 14 anos

Notícias relacionadas