Após turnê, Cia lança microssérie documental para discutir problema habitacional de São Paulo

Os Tr3s Porcos | Foto: Eduardo Liron

Quando, em 2015, a paulistana A Próxima Companhia entrou em cena para discutir o papel de uma cidade na formação de sua dramaturgia por meio de uma adaptação lúdico-dramática do clássico conto infantil Os Três Porquinhos, o grupo se lançou também numa luta para dar mais visibilidade e discutir o problema habitacional na cidade de São Paulo.

Ao longo de seis anos, o espetáculo, apresentado em ruas, parques e outros espaços cênicos, ganhou sucessivas temporadas, e, em 2019, realizou bem sucedida turnê por 20 cidades do Estado de São Paulo. 

Essa turnê ganhou farto registro que chega à rede a partir deste sábado, 24, com a estreia de Os Tr3s Porcos, série documental que leva o mesmo título da obra concebida e estrelada por Caio Franzolin, Caio Marinho e Gabriel Küster sob a direção de Rafaela Carneiro e com a dramaturgia assinada por Renato Mendes.

A microssérie de quatro episódios (de quatro a sete minutos cada) acompanha a turnê do grupo pelas 20 cidades com problemas habitacionais e faz links com a realidade sociopolítica de um Estado que não se movimenta verdadeiramente para sanar o problema de moradias em suas cidades.

Exibidos semanalmente no canal oficial d’A Próxima Cia. no YouTube, os quatro episódios são acompanhados dos comentários de especialistas na área do urbanismo, da cultura e militantes de movimentos sociais, dentre eles a professora Dra. Ermínia Maricato, o pesquisador de teatro de rua professor Dr. Alexandre Mate e a líder da Ocupação Nove de Julho, Carmen Silva.

Gratuita, a exibição acontece sempre às 16h. Os Tr3s Porcos, a peça, narra a luta de três porcos para construir suas casas na cidade enquanto precisam lidar com o Lobo, dono dos terrenos. Para a produção do espetáculo, a companhia mergulhou na linguagem lúdica e circense para potencializar a experiência do teatro de rua.

Notícias relacionadas