Barca dos Corações Partidos anuncia estreia de musical sobre Jackson do Pandeiro online

Auê - Foto: Silvana Marques

Pouco antes de a pandemia do novo Coronavírus se alastrar e inspirar cuidados que geraram o isolamento e distanciamento sociais como principal meio de combate ao vírus, a Barca dos Corações Partidos se preparava para pôr em cena Jacksons do Pandeiro, sexto espetáculo oficial da companhia carioca, que voltaria seus holofotes para a magistral obra do rei do ritmo Jackson do Pandeiro (1919-1982).

O grupo, contudo, não pretende esperar o fim da pandemia para levar a obra em cartaz, e anuncia que Jacksons do Pandeiro estreará no segundo semestre deste ano no formato online, já apelidado de teatro digital.

Ainda sem informações concretas sobre como será a transição da linguagem do grupo do palco para o online, a produção será a cereja do bolo digital que a Barca pretende pôr na rede nas próximas semanas.

A primeira ação, já disponível nas plataformas digitais, foi o lançamento do videoclipe de Ali, canção composta por Renato Luciano que compôs o repertório de Auê, divisor de águas na trajetória artística do grupo que estreou em 2012 o espetáculo Gonzagão – A Lenda, sob a direção de João Falcão em tributo a obra do rei do baião Luiz Gonzaga (1912-1989).

A partir de amanhã, 19, o grupo estreia em seu canal oficial no Youtube o Festival @Barca, no qual Adrén Alves, Alfredo Del-Penho, Beto Lemos, Fábio Enriquez, Eduardo Rios, Renato Luciano e Ricca Barros revêem a trajetória da companhia por meio de lives musicais, bate-papos, aulas e pelo lançamento de vídeos com alguns dos temas que compuseram seus espetáculos anteriores, como Ópera do Malandro (2014), Auê (2016), Suassuna – O Auto do Reino do Sol (2017) e Macunaíma (2019).

Confira abaixo a programação do Festival @Barca

19 de junho, sexta-feira / Suassuna – O Auto do Reino do Sol    

Uma celebração ao aniversário de Ariano Suassuna e os três anos da estreia de ‘Suassuna – O Auto do Reino do Sol’ 

14h: Barca.doc > ‘A Barca e o Repente no Auto do Reino do Sol’. Criação e edição: Pedro Aune. 

‘A Barca e o Repente no Auto do Reino do Sol’ foi um vídeo produzido por Pedro Aune enquanto cursava o projeto de mestrado na UNIRIO. O filme, com duração de 15 minutos, é um olhar para o trabalho e convívio dos artistas da Barca dos Corações Partidos, com ênfase nos repentes improvisados do espetáculo ‘Suassuna – O Auto do Reino do Sol’. Pedro é um dos artistas convidados que integra o elenco do espetáculo.    

16h: Embarque na canção > Vídeo-aula com Alfredo Del-Penho ensinando a tocar a canção ‘Salto no Abismo’, de Bráulio Tavares e Alfredo Del-Penho.  

20 de junho, sábado / Suassuna – O Auto do Reino do Sol    

Uma celebração ao aniversário de Ariano Suassuna e os três anos da estreia de ‘Suassuna – O Auto do Reino do Sol’ 

17h: Em Companhia > Live com bate-papo mediado por Luiz Carlos Vasconcelos. Com Alfredo Del-Penho, Bráulio Tavares, Inez Viana, Antônio Nóbrega e Ester Suassuna Simões (neta de Ariano Suassuna).  

Entre as duas lives do dia > Playlist da Barca > Seleção de músicas organizada por Fábio Enriquez 

20h: Balança a Rede > Live musical com os integrantes da Barca dos Corações Partidos e o repertório musical de ‘Suassuna – O Auto do Reino do Sol’. Convidados: Chico César e Rebeca Jamir.  

21 de junho, domingo / Auê  

14h: Barca.doc > Vídeo com trechos do espetáculo ‘Auê’. 

16h: Embarque na Canção > Vídeo-aula com Renato Luciano ensinando a tocar a canção ‘Ali’.  

17h: Em Companhia > Live com bate-papo mediado por Elisa Lucinda e Julio Adrião. Com a Barca dos Corações Partidos, Duda Maia e Andrea Alves 

Entre as 2 lives do dia > Playlist da Barca > Seleção de músicas organizada por Fábio Enriquez 

20h: Balança a Rede > Live musical com a Barca dos Corações Partidos com o repertório de ‘Auê’. Convidados:  Vidal Assis e Rick de La Torre.

Notícias relacionadas