Biografia desvenda caminhos e escolhas de Ruth de Souza no ano de seu centenário

Ruth de Souza | Foto: Leo Martins

Quando saiu de cena em julho de 2019, apenas dois meses após completar 98 anos de vida, Ruth de Souza (1921-2019) suscitou uma série de (justas) homenagens que lembravam não apenas seu legado e trajetória, mas também sua importância e quase apagamento frente à história moderna.

Esse risco a memória da atriz não corre mais, pelo menos é o que pretende o jornalista Ygor Kassab, que lança a partir de 21 de agosto, sábado, Ruth de Souza: A Menina dos Vagalumes – 100 Anos de História, biografia da atriz carioca celebrada por ser a primeira atriz negra a subir ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e também a abocanhar uma indicação na categoria de melhor atriz do Festival de Cinema de Veneza.

Estas e outras passagens comporão o livro editado via Giostri Editora, além de traçar um panorama sobre o legado deixado pela artista, que nomeia um dos principais festivais de teatro negro do Brasil, o Dona Ruth Festival.

Além de narrar a história de Ruth de Souza, A Menina dos Vagalumes também enfileira depoimentos, matérias e reportagens sobre a história da biografada. O lançamento do livro acontece no sábado na sede da Livraria Giostri, na Bela Vista, a partir das 17h.

Capa do livro Ruth de Souza: A Menina dos Vagalumes - 100 Anos de História
Capa do livro Ruth de Souza: A Menina dos Vagalumes – 100 Anos de História

Notícias relacionadas