Cia. Triptal inicia comemorações de 30 anos e volta a navegar pelas águas de Eugene O’Neill em estreia online

Inferno: Um Interlúdio Expressionista - Foto: Alexandre Inserra

Companhia teatral criada e 1990 sob a batuta do diretor e ator paranaense André Garolli, a Cia. Triptal levou aos palcos em 2003 Rumo a Cardiff, peça escrita pelo dramaturgo norte americano Eugene O’Neill (1888-1953) em 1916 que deu origem a trilogia de repertório da companhia paulistana, Homens ao Mar.

No projeto a companhia encenou três títulos da obra do norte americano voltados a sua relação com o mar (herança da adolescência vivida no condado de New London, no Estado de Connecticut, nos Estados Unidos, onde os portos onde atracam navios de carga e onde os marinheiros realizam suas festas e terra): Zona de Guerra em 2006, Longa Viagem de Volta pra Casa em 2007 e o supracitado Rumo a Cardiff.

Com a trilogia encerrada, o grupo partiu para novas investigações (que culminaram em incensadas montagens de obras do também norte americano Tennessee Williams, entre elas Memórias (não) Inventadas, de 2016 e a celebrada encenação de  Inferno – Um Interlúdio Expressionista (foto), um dos textos mais obscuros da obra do dramaturgo, em 2019).

Com a pandemia do novo Coronavírus impedindo a continuidade da temporada de Inferno e  a montagem de uma nova obra, a Cia. então partiu para as investigações da nova linguagem do teatro digital surgida com a crise do setor cultural graças à necessidade de isolamento social e quarentena. E é neste formato que ela põe em cena Sede, texto escrito por O’Neill em 1914.

Supostamente escrito com inspiração no naufrágio do Titanic em 1912, Sede põe em cena um homem branco em traje de gala, uma mulher branca vestida em trajes de dança e um homem negro vestido com uniforme de marinheiro em um mesmo bote salva-vida à deriva em mar aberto e rodeados por tubarões. A peça narra então a luta do trio para sobreviver e para manter, cada um a sua forma, a sanidade mental frente o cenário de isolamento e morte iminente.

Sede é obra que leva Garolli e sua Cia. Triptal de volta ao universo marítimo de O’Neill, extrapolando a trilogia encerrada em 2007 e criando um possível novo capítulo no estudo da companhia sob a obra do norte americano que, em 2011, ganhou leitura para Neblina durante a exposição que celebrou os 20 anos da Cia. no Teatro Oficina, em São Paulo.

A encenação online acontece nas redes oficiais do Teatro João Caetano e, sob a direção de Garolli, os atores Camila dos Anjos, Fabrício Pietro e Wes Machado dão vida ao trio. A sessão acontece nesta sexta-feira, 21, às 21h.

Notícias relacionadas