Coletivo Complexo Duplo se debruça sobre visão feminina acerca da obra do Legião Urbana em experimento online

Capa do disco Dois, da banda Legião Urbana

Há quatro anos, o coletivo carioca Complexo Duplo celebrou 30 anos de trajetória teatral com a montagem do experimento Cabeça, espetáculo baseado em histórias ao redor do clássico álbum Cabeça Dinossauro (1986), divisor de água do rock nacional, lançado pela banda paulista Titãs.

O experimento rendeu ao diretor e dramaturgo Felipe Vidal um Prêmio Shell e o inspirou a seguir uma série de investigações acerca de álbuns célebres da música brasileira, que, em 2020, rendeu Dois (mundos), experimento cênico online baseado no repertório que compôs o lado A do LP Dois (1986), do grupo brasiliense Legião Urbana comandada por Renato Russo (1960-1996), Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá.

A obra propôs um mergulho em histórias pessoais de artistas do coletivo para, através de depoimentos, encenar obra azeitada sobre a memória afetiva de histórias amorosas, familiares e lembranças do elenco.

Dando prosseguimento às investigações, Vidal iniciou uma série de oficinas na plataforma Complexo Sul, voltada ao intercâmbio internacional em artes cênicas e, ao levantar pontes com artistas de diferentes regiões, se uniu a nomes como Fernanda Raquel, Fernanda Vizeu, Jussara Moreira, Maria Smigay, Nara Chaib Mendes, Nicole Cordery, Rita Grillo, Sarah Cintra, Sofia Boito e Tamires Nascimento para arquitetar a dramaturgia e montagem de Outros Mundos.

A obra é uma continuação da primeira investigação musical, apresentando o repertório do lado B do álbum que, em 2020, teve seu lado A desenvolvido em Outros (mundos). Com depoimentos das artistas com a visão feminina acerca da relação com o álbum, as canções e o ano de lançamento do projeto, Outros Mundos é experimento dividido em dois episódios.

O primeiro, apresentado hoje, 11, no canal oficial do coletivo Complexo Duplo no Youtube, com a participação das artistas proponentes encenando depoimentos acerca do álbum que traz, em seu lado B, canções como Metrópole (Renato Russo), Plantas Embaixo do Aquário (Dado Villa-Lobos/ Renato Russo/ Renato Rocha/ Marcelo Bonfá), Música Urbana 2 (Renato Russo), Andrea Doria (Dado Villa-Lobos/ Renato Russo/ Marcelo Bonfá), Fábrica (Renato Russo) e Índios (Renato Russo), além da rara Química (Renato Russo), distribuída como faixa escondida na versão do disco em cassete.

Já o segundo, apresentado na próxima quinta-feira, será uma espécie de palestra-performance-manifesto previamente gravado. Ambas as apresentações são gratuitas e serão apresentados às 20h.

Notícias relacionadas