Home Destaque Dante Passarelli mergulha na vida em grandes centros urbanos ao assinar primeira encenação de texto autoral

Dante Passarelli mergulha na vida em grandes centros urbanos ao assinar primeira encenação de texto autoral

0
Dante Passarelli mergulha na vida em grandes centros urbanos ao assinar primeira encenação de texto autoral
Dante Passarelli | Foto: Stefani Mota

Ator, diretor e dramaturgo paulista que mergulhou no universo online em meados de 2020 ao assinar uma das primeiras encenações digitais durante a pandemia com Uma Cena de Amor para Francis Bacon, Dante Passarelli arquiteta a primeira montagem de um título de obra dramatúrgica que vinha sendo desenvolvida, principalmente, no campo acadêmico.

Intitulado Por um Pingo, o espetáculo narra a história de um casal que aguarda a visita de um corretor de imóveis e, ao longo da espera, percebe o surgimento de uma mancha no teto, que reconhecem como um vazamento de água iminente. Ao chamarem um rapaz para realizar o concerto, notam que ele desaparece subitamente enquanto a mancha fica maior.

“As ligações entre eles e o edifício se extrapolam do plano ficcional para um grande eco de vozes que ficam silenciadas por séculos. O que fazer quando a História com H maiúsculo vaza do teto e cobra sua dívida? Aqui, ela ganha a forma da água, e seu fluxo é incontrolável”, narra o autor.

Surgida a partir de uma situação real vivida pelo autor, Por um Pingo deve chegar aos palcos em 2022 sob a direção de Passarelli e Fernanda Zancopé, parceira do artista na Companhia Maná Laboratório de Dramaturgia. Parte da obra deve ganhar leitura pública ainda em 2021 antes da estreia da montagem, já em pré-produção.

Por um Pingo é o terceiro texto de Passarelli e o primeiro a aventar uma montagem. As obras anteriores, O Fim é Sempre Pop e Um Ato de uma Nação ou O Sol é Feito de Led ganharam, respectivamente, leitura no projeto Portas Abertas do Núcleo de Dramaturgia do Sesi, dirigido por César Baptista, e publicação na revista Dramaturgia em Foco.