Dante Passarelli mergulha na vida em grandes centros urbanos ao assinar primeira encenação de texto autoral

Dante Passarelli | Foto: Stefani Mota

Ator, diretor e dramaturgo paulista que mergulhou no universo online em meados de 2020 ao assinar uma das primeiras encenações digitais durante a pandemia com Uma Cena de Amor para Francis Bacon, Dante Passarelli arquiteta a primeira montagem de um título de obra dramatúrgica que vinha sendo desenvolvida, principalmente, no campo acadêmico.

Intitulado Por um Pingo, o espetáculo narra a história de um casal que aguarda a visita de um corretor de imóveis e, ao longo da espera, percebe o surgimento de uma mancha no teto, que reconhecem como um vazamento de água iminente. Ao chamarem um rapaz para realizar o concerto, notam que ele desaparece subitamente enquanto a mancha fica maior.

“As ligações entre eles e o edifício se extrapolam do plano ficcional para um grande eco de vozes que ficam silenciadas por séculos. O que fazer quando a História com H maiúsculo vaza do teto e cobra sua dívida? Aqui, ela ganha a forma da água, e seu fluxo é incontrolável”, narra o autor.

Surgida a partir de uma situação real vivida pelo autor, Por um Pingo deve chegar aos palcos em 2022 sob a direção de Passarelli e Fernanda Zancopé, parceira do artista na Companhia Maná Laboratório de Dramaturgia. Parte da obra deve ganhar leitura pública ainda em 2021 antes da estreia da montagem, já em pré-produção.

Por um Pingo é o terceiro texto de Passarelli e o primeiro a aventar uma montagem. As obras anteriores, O Fim é Sempre Pop e Um Ato de uma Nação ou O Sol é Feito de Led ganharam, respectivamente, leitura no projeto Portas Abertas do Núcleo de Dramaturgia do Sesi, dirigido por César Baptista, e publicação na revista Dramaturgia em Foco.

Notícias relacionadas