Em ano atípico e com menos premiados, APCA divulga lista de contemplados

Bertoleza | Foto: Divulgação

A Associação Paulista de Crítico de Artes (APCA) divulgou na noite de ontem, 18, a lista de vencedores de suas categorias teatrais. Em ano atípico em todo o mundo devido a pandemia do novo Coronavírus, a Associação optou por avaliar indicados para um número menor de categorias.

Entre estranhezas e uma falta de clareza acerca dos critérios que definiriam as indicações, o prêmio divulgou a lista que deu ao drama musical Bertoleza o prêmio de Melhor Espetáculo, desbancando a superprodução A Cor Púrpura, o solo Elisabeth Costello, o pandêmico Protocolo Volpone e o drama Fóssil.

Já na categoria Melhor Espetáculo Virtual, Peça, de Marat Descartes sob a direção de Janaína Leite, confirmou o favoritismo na categoria, desbancando obras como A Arte de Encarar o Medo, Na Sala com Clarice, Tudo que Coube numa VHS e o estranho no ninho Jacksons do Pandeiro.

Confira abaixo a lista completa de vencedores, que conta ainda com um produto audiovisual, a série Cena Inquieta, desbancando no prêmio especial a Cia. Os Crespos pelos 15 anos de trajetória e o ator João Acaiabe pelos 50 anos de carreira:

ESPETÁCULO: Bertoleza, Direção e adaptação: Anderson Claudir; Texto final: Anderson Claudir e Le Ticia Conde

ESPETÁCULO VIRTUAL: Peça, com concepção e atuação Marat Descartes e direção de Janaina Leite

PRÊMIO ESPECIAL: Série “Cena Inquieta” em 26 episódios dirigida por Toni Venturi com curadoria de Silvana Garcia sobre teatros de grupo brasileiros.

Votaram: Celso Curi, Edgar Olimpio de Souza, Evaristo Martins de Azevedo, José Cetra Filho, Kyra Piscitelli, Maria Eugênia de Menezes, Miguel Arcanjo Prado e Vinício Angelici

TEATRO INFANTO-JUVENIL

PRÊMIO ESPECIAL DA QUARENTENA 2020 POR LEVAR AO MEIO DIGITAL, DE FORMA CRIATIVA E DINÂMICA, DUAS SÉRIES LÚDICAS COM INTERAÇÃO ONLINE DE CRIANÇAS: Grupo Esparrama (Diz aí…e Vamos Brincar?)

PRÊMIO ESPECIAL DA QUARENTENA 2020 POR LEVAR AO MEIO DIGITAL, DE FORMA INTERATIVA, COM ATUAÇÃO ONLINE DO PRÓPRIO PÚBLICO, UMA AVENTURA POLICIAL VOLTADA PARA O PÚBLICO JOVEM:  Caso Cabaré Privê– texto e direção de Pedro Granato, com a Cia. Pequeno Ato.

PRÊMIO ESPECIAL DA QUARENTENA 2020 POR LEVAR AO MEIO DIGITAL, NO FORMATO PRÉ-GRAVADO, TRÊS ESPETÁCULOS RECENTES DE SEU REPERTÓRIO, COMPLETAMENTE REESCRITOS E REEDITADOS, LEVANDO EM CONTA AS ESPECIFICIDADES DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL: Trilogia Olho Mágico, da Cia. Delas, com direção de Thaís Medeiros (Ep. 1 – Caroline Lucretia Hershel/ Ep. 2 – Maria Sibylla Merian/ Ep. 3 – Mary Anning)

Votaram: Beatriz Rosenberg, Dib Carneiro Neto, Gabriela Romeu e Mônica Rodrigues da Costa.

Notícias relacionadas