Experimentando Clarice introduz universo de Clarice Lispector

Meu coração é doce. E perto de mim não deixo criança nem bicho sofrer” – Clarice Lispector

As histórias de quatro livros infantis de Clarice Lispector (1920-1977) são narradas e interpretadas por Nino Belucci e Renata Augusto e ganham canções originais do músico Rafael Siqueira em Experimentando Clarice.

O projeto de narração de histórias é apresentado no Centro Cultural Santo Amaro, nos dias 13, 14, 21 e 22 de fevereiro, às 11h e às 15h, com entrada grátis. Esse tipo de narrativa nos remete aos nossos avós e pais e às trocas afetivas.

Pouco explorada no universo de contação de histórias, Clarice Lispector aborda nos livros infantis A Vida Íntima de Laura, A Mulher Que Matou os Peixes, O Mistério do Coelho Pensante e Quase de Verdade, temas como perda, morte, zelo e família, de forma direta, singular e sensorial.

Leia também: Clássico infantil chega ao Teatro Folha

Objetos como panelas, talheres e vasilhas são utilizados como instrumentos musicais; já poltronas, forninho elétrico e criado-mudo viram elementos cênicos.

As histórias

A vida íntima de Laura

A história revela o dia a dia de Laura, uma galinha simples, muito simpática, estabanada e com o pescoço mais feio do galinheiro. Reconhecida por todos como a galinha que melhor bota ovos da redondeza, ela geralmente é colocada em situações complicadas por conta desse título.

Duração: 40 minutos

A mulher que matou os peixes

Esta é a história de uma mulher que, sem tantos rodeios, confessa que matou os próprios peixes. Decidida a deixar claro que tudo o que fez não foi de caso pensado e que gosta dos animais, ela relembra seus bichos naturais e os não naturais, suas histórias de carinho, a saudade por outros que se foram e sua eterna guerra com baratas, ratos e outros bichos asquerosos. Nesse balaio de casos inusitados, vemos quem é ela e descobrimos um pouco mais sobre as relações.

Duração: 45 minutos

O mistério do coelho pensante

Um dia, após cheirar uma ideia brilhante, consegue que seus donos o tratem melhor, tendo a melhor refeição todos os dias. O que eles não sabem é que Joãozinho quer muito mais; ele foge para cheirar as ideias que existem pelo mundo.

Duração: 40 minutos

Quase de verdade

Essa história é narrada por Ulisses, o cãozinho de Clarice. Ulisses, além de esperto, é bem bonito. Tem um pelo cor de guaraná e olhos dourados que enxergam, de longe, uma boa aventura.

Duração: 45 minutos

SERVIÇO
Experimentando Clarice
Centro Cultural Santo Amaro – Teatro Leopoldo Fróes
Avenida João Dias, 822, Santo Amaro
Temporada: de 13, 14, 21 e 22 de fevereiro, às 11h e às 15h
Ingressos: 100 lugares
Grátis
Classificação: livre

Notícias relacionadas