Fernanda D’Umbra promove leitura online de correspondência diária de Ofélia Queiroz e Fernando Pessoa

Fernanda D'umbra - Foto: Divulgação

A atriz e diretora Fernanda D’Umbra deu início na tarde de hoje, 02, a uma série de leituras que levará diariamente em seu perfil oficial do Facebook como conteúdo da correspondência trocada entre o poeta Fernando Pessoa (1888-1935) e sua única namorada conhecida, a lisboeta Ofélia Queiroz (1900-1991).

O conteúdo da correspondência foi publicado em 1978 e em 1996. O primeiro livro contava com as 48 cartas escritas pelo poeta para a jovem, enquanto o conteúdo das cartas de Ofélia foi publicado apenas em 1996. Uma edição especial contendo as duas correspondências foi lançado em 2013 na coletânea Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz –  Correspondência Amorosa Completa (Capivara).

D’Umbra realizará leituras diárias da correspondência do casal, referente o dia corrente. Tendo Ofélia escrito uma carta por dia até a data da morte do poeta. O projeto faz parte d incentivo a quarentena preventiva de contenção do novo COVID-19 (Coronavírus), mas, a depender do desenvolvimento das leituras, a iniciativa pode gerar um projeto de espetáculo ao fim do período de isolamento. Quem viver…

Notícias relacionadas