Grupo Pandora abre inscrições para Núcleo de Pesquisa sobre teatro do absurdo

Grupo Pandora de Teatro em cena | Foto: Ana Paula Umeda

O paulistano Grupo Pandora de Teatro, que há 17 anos vem realizando pesquisas a partir da periferia de São Paulo, em Perus, extremo oeste, anuncia o lançamento de um núcleo de pesquisa e criação que tem como principal tema A Reinvenção do Absurdo no Contexto Latino-Americano, grupo de estudos que, como o nome sugere, tratará de compreender os desdobramentos do teatro do absurdo ao longo do século XXI na América Latina.

Com inscrições abertas desde o dia 03 de agosto e vagas limitadas, o grupo oferecerá uma bolsa de R$ 100,00 mensais aos contemplados que participarão dos encontros de 11 de setembro a 30 de novembro, às terças-feiras e aos sábados, das 10h ao meio-dia. 

Comandado pelo grupo formado por Caroline Alves, Filipe Pereira, Lucas Vitorino, Rodolfo Vetore, Thalita Duarte e Wellington Candido, o Núcleo receberá ainda a participação da dramaturga e professora do curso de dramaturgia da SP Escola de Teatro Carol Pitzer e o professor do curso de teatro da Universidade Federal da Bahia e autor do livro A Herança do Absurdo, Gil Vicente Tavares.

Tavares e Pitzer aprofundarão as pesquisas a partir de bibliografia que tem como ponto de partida a obra O Teatro do Absurdo, do jornalista hungaro Martin Esslin (1918-2002), responsável por cunhar o termo teatro do absurdo.

O grupo, por sua vez, trabalhará alicerçado na obra criada pelos dramaturgos Griselda Gambaro, Jorge Díaz (1930-2007), Maruxa Vilalta (1932-2014), Rodolfo Santana (1944-2012), Santiago García e Virgílio Piñera (1912-1979). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio de formulário e carta de interesse até o dia 03 de setembro.

Para se inscrever é preciso que tenha mais de 16 anos de idade e faça parte de um coletivo ou grupo de teatro ou tenha interesse no estudo desenvolvido acerca do tema. Serão disponibilizadas ao todo 30 vagas.

Notícias relacionadas