Idealizador do Prêmio Aplauso Brasil, Michel Fernandes sai de cena aos 45 anos

Michel Fernandes | Foto: Divulgação

Saiu de cena na tarde deste domingo, 17, o ator, produtor e crítico teatral Michel Fernandes (1975-2020), idealizador do site e do Prêmio Aplauso Brasil, há oito anos uma das premiações de maior destaque do teatro paulistano, vítima de uma parada cardíaca.

Formado pelo Teatro Escola Célia Helena em meados da década de 1990, Fernandes iniciou carreira como ator em 1994 com o espetáculo Avoar, sob a direção de Vladimir Capella. Enveredou pelo jornalismo na virada dos anos 2000 quando, a convite do portal IG, deu início ao site Aplauso Brasil, referência na cobertura independente da cena teatral paulistana no início do século.

Cadeirante, Fernandes construiu também carreira como bailarino ao adentrar a Din A 13 Tanzcompany, companhia mista de dança alemã na qual compôs o elenco de Via sem Regra, espetáculo que estreou em 2005 em São Paulo e fez carreira na Alemanha no ano seguinte.

Com o Prêmio Aplauso Brasil, criado em 2012, Fernandes ajudou a popularizar a cena teatral ao estabelecer uma votação paralela à de seu júri técnico, dando ao público o poder de escolher os destaques de cada ano, premiando desde nomes como Christiane Torloni e Débora Falabella a Renata Ricci e Alessandra Verney, entre outros.

Michel sai de cena aos 45 anos de idade e deixa legado significativo para o teatro paulistano, acostumado a se encontrar ano após ano durante a premiação.

Notícias relacionadas