Inglês John Mowat dirige peça que marca os 50 anos de carreira do ator Henrique Taubaté Lisboa

Henrique Taubaté Lisboa ao centro em cena com a peça Na Cama com Molière - Crédito da foto: Jamil Kubruk.

O COMMUNE – Coletivo Teatral apresenta em São Paulo até o dia 21 de abril, no Teatro COMMUNE, a comédia Na Cama Com Molière, com direção do inglês John Mowat. A adaptação de O Doente Imaginário, última peça do dramaturgo francês Molière (1622-1673), também marca os 50 anos de carreira do ator Henrique Taubaté Lisboa.

“A maneira como o John conduz as improvisações do teatro físico é interessante. E, para mim, do alto dos meus 73 anos, tenho que prestar muita atenção para ir juntando tudo no cérebro, para filtrar e ver como conduzo, como resolvo. Trabalhar com o John é aquilo que eu digo: o ator tem sempre as suas surpresas. Seja de onde vier a opinião, o diretor ou o espectador, o ator está sempre aprendendo”, conta Henrique Taubaté.

O trabalho do diretor John Mowat, que também é conhecido como um dos principais mímicos do mundo, comunica ideias que levam em conta o aspecto visual da cena, sem deixar de criar um diálogo efetivo entre o lado cênico, o texto e as sonoridades das produções. Em suas montagens, nenhum elemento se sobrepõem ao outro. “Eu me interesso muito pelo equilíbrio entre o físico e o visual no teatro. A Commedia Dell ’Arte é algo que está sempre presente nas minhas montagens”, diz o diretor inglês.

A comédia se passa em um hospital e narra as peripécias de Aragão, um velho hipocondríaco que é enganado pelo médico Dr. Boa Morte, que alimenta suas doenças imaginárias. Além disso, sua esposa, que é a interesseira Beline, e ele sonham em casar sua filha, Angélica, com o filho do Dr. Boa Morte para terem um médico na família.

Serviço:

Com: Henrique Taubaté Lisboa, Wilma de Souza, Augusto Marin, Fabricio Garelli, Dulcinéia Dibo e Paulo Dantas.
Texto: baseado na peça “O Doente Imaginário”, de Molière.
Direção: John Mowat.
Quando: De 9 de fevereiro a 21 de abril. Sexta-feira e sábado, às 21h. Domingo, às 20h. Ingressos: R$ 15 a R$ 30. 80 min.
Gênero: Comédia.
Classificação: 12 anos.
Onde: Teatro COMMUNE – Rua da Consolação, nº 1.218 – Consolação, São Paulo (SP). 99 lugares. Tel: (11) 3476-0792.

Notícias relacionadas