Mundana Companhia disponibiliza online compilação com registro de obras desenvolvidas ao longo de 2020

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A carioca Mundana Companhia disponibilizou online, em seu canal oficial no Youtube e em suas redes sociais, uma compilação com o registro de todas as obras que desenvolveram ao longo do ano de 2020. Na coletânea, já disponível, o grupo repõe em cena peças como Guerra em Iperoig e Os Insensatos, além de descortinar o processo de gestação de Guerra em Iperoig.

O grupo também produziu série de podcasts inéditos que também se debruçam sobre a gestação da peça que cumpriu temporada no Teatro Oi Futuro Flamengo, no Rio de Janeiro, com temporada transmitida online. A obra tem como ponto principal a Confederação dos Tamoios, período da revolta liderada pela nação indígena Tupinambá contra os colonizadores portugueses, entre 1554 e 1567.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Dirigido de forma coletiva pela companhia, Guerra em Iperoig tem texto assinado por André Sant’anna e roteiro de Aury Porto, Cristian Duarte, Joana Porto, Roberta Schioppa, Rogério Pinto e Zahy Guajajara. O elenco é formado por Aury Porto, Érika Puga, Silvero Pereira e Zahy Guajajara, com as participações remotas de Anderson Kary Báya, Gui Calzavara, Igor Pedroso, Lian Gaia, Mariana Ximenes e Raquel Kubeo.

Os Insensatos, que realizou temporada no Teatro de Contêiner Mungunzá, em São Paulo, é peça que surge como desdobramento das pesquisas acerca das relações entre colonizadores e indígenas no período do descobrimento do Brasil. A obra compila textos de André Sant’Anna, Aury Porto, Joana Porto, Roberta Schioppa, Rogério Pinto e Zahy Guajajara a partir da ideia original de Cristian Duarte.

A obra parte das relações estabelecidas entre colonizadores portugueses e indígenas, investigando a exploração de trabalho e riquezas dos povos que habitavam a terra brasilis antes da chegada da coroa portuguesa, para narrar quatro alegorias sobre a insensatez:o mal-uso da coisa pública, o consumismo, o desinteresse pela racionalidade e a relação superficial com o conhecimento.

Diferente de Guerra em Iperoig e de todos os outros materiais disponibilizados pelas redes da Mundana Companhia, Os Insensatos ficará disponível através do canal oficial do Teatro João Caetano, no Youtube. Todas as transmissões são gratuitas.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio