Musical sobre Alcione anuncia data de estreia em São Paulo

Miguel Falabella ao lado de Alcione e do idealizador do projeto, Jô Santanna | Foto: Divulgação

Embora ainda siga em fase de escolha de elenco através de uma série de workshops ministrados em São Luís, no Maranhão, a produção do espetáculo Marrom – O Musical já anunciou a data que deve estrear em São Paulo. Sob a direção de Miguel Falabella e com texto de Jô Santana, o musical em homenagem à sambista Alcione cumprirá temporada no palco do Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista, a partir de agosto.

O espetáculo faz parte da Trilogia do Samba idealizada por Santana quando encenou Cartola – O Mundo é um Moinho, em 2017, no qual narrava a trajetória do compositor Angenor de Oliveira (1908-1980), autor de clássicos como As Rosas não Falam, Autonomia, Peito Vazio e, claro, o tema-título.

Em 2018, a trilogia ganhou sua segunda parte com a estreia de Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro, que narrou a vida e a trajetória da cantora e compositora Dona Ivone Lara (1921-2018) através de seu repertório, com clássicos como Acreditar, Sorriso Negro e o standart Sonho Meu.

Antes de chegar aos palcos, contudo, o espetáculo – orquestrado com a bênção da sambista, que saiu de cena pouco antes da estreia da produção – foi cercado com uma polêmica que tirou o protagonismo da cantora Fabiana Cozza, escolhida pela família da artista para interpretá-la. Acusado de colorismo, por apresentar uma atriz de pele mais clara que a homenageada, o musical substituiu Cozza pela atriz Fernanda Jacob, que compôs o elenco ao lado de Heloísa Jorge e Dandara Mariana.

Alcione é o primeiro nome a ser homenageado em vida, e, diferente de seus colegas, será a única não compositora a ter o repertório retratado na trilogia idealizada por Jô Santana. Canções como Sufoco (Antônio José/ Chico da Silva), Estranha Loucura (Michael Sullivan/ Paulo Massadas), A Loba (Paulinho Rezende/ Juninho Peralva) e Meu Ébano (Paulinho Rezende/ Nenéo) devem compor o roteiro do espetáculo dirigido por Falabella.

Notícias relacionadas