Obra teatral de Nelson Rodrigues volta às livrarias em novas reedições

Nelson Rodrigues - Foto: Divulgação

A (magistral) obra teatral criada por Nelson Rodrigues (1912-1980) entre 1941 e 1978 ganhará nova edição nas livrarias. Encabeçado pela editora Nova Fronteira, a ideia é que todos os títulos do anjo pornográfico estejam disponíveis até o final de 2022 no máximo de livrarias possíveis.

O primeiro título a chegar às lojas é Dorotéia, peça de 1949 celebrada por Sábato Magaldi (1927-2016) como uma das quatro Peças Míticas (divisão que compila ainda títulos como Álbum de Família, de 1945, Anjo Negro, de 1946, e Senhora dos Afogados, de 1947).

Na obra, Rodrigues narra a história da personagem-título, uma prostituta que, após a morte do filho, abandona as ruas e procura suas três primas para viver uma vida virtuosa. Viúvas, as primas repudiam Dorotéia por seu passado e por crer que sua beleza atrai o pecado, impondo uma condição para que seja aceita no seio familiar: a ex-prostituta precisa se tornar uma mulher feia.

As novas edições dos títulos de Rodrigues surgem no mercado três anos após a mesma Nova Fronteira assinar a reedição da obra completa do dramaturgo nos dois boxes Teatro Completo, organizado originalmente por Magaldi ainda na década de 1980.

Notícias relacionadas