Prêmio APCA divulga lista de indicados do primeiro semestre em apenas duas categorias

Prêmio APCA | Foto: Divulgação

Desde que exigiu a adoção do isolamento social como principal medida de combate à Covid-19, a pandemia do Coronavírus promoveu uma revolução digital no teatro brasileiro, com o mergulho de artistas no universo online como forma de estrear ou promover a manutenção de seus espetáculos em temporadas cada vez menores.

Sem saber exatamente como acompanhar essa realidade (espera-se) provisória, os prêmios de teatro foram buscando uma adaptação nem sempre à altura do cenário cultural. O Prêmio Bibi Ferreira, por exemplo, escolheu ignorar os espetáculos produzidos dentro da era digital e anunciar indicados que tivessem estreado apenas antes da pandemia.

Por sua vez, os prêmios Shell e Cesgranrio decidiram manter o silêncio em meio às novas produções, enquanto o Applauso ainda busca se recuperar da saída de cena de seu criador, Michel Fernandes (1975-2020), e o APTR reúne apenas espetáculos produzidos dentro do universo digital. 

Por fim, o APCA é o que tem se movimentado com mais afinco dentro das possibilidades, tendo laureado obras digitais e presenciais em sua última edição (anunciada no primeiro semestre deste 2021). Agora, o Prêmio divulga os indicados do primeiro semestre deste ano enfocando apenas os espetáculos sem destrinchar as fichas técnicas. Confira abaixo os indicados à edição 2021 do Prêmio APCA:

Espetáculos:

Desfazenda – Me Enterrem Fora Desse Lugar

Dora

Monstro

Sede

Terra Medeia

Prêmio Avanço Digital

O Híbrido, de Robson Catalunha, pelo caráter tecnológico inovador;

The Art of Facing Fear, da Cia Os Satyros, pelo ineditismo de Rodolfo García Vázquez em dirigir 25 intérpretes ao vivo em cinco continentes

Os críticos que compõem a sessão teatral do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte são: Celso Curi, Edgar Olímpio de Souza, Evaristo Martins de Azevedo, Gabriela Melão, José Cetra, Kyra Piscitelli, Márcio Aquiles, Maria Eugênia de Menezes, Miguel Arcanjo Prado e Vinicio Angelici.

Notícias relacionadas