Prêmio Eva Sopher homenageia os 160 anos do Theatro São Pedro

Prêmio Eva Sopher

A Fundação Theatro São Pedro realizou na noite desta sexta-feira (14), no Memorial Theatro São Pedro, a primeira edição do Prêmio Eva Sopher (antigo Troféu Top Cultura). O evento marca o encerramento das comemorações de 160 anos do complexo de cultura localizado em Porto Alegre (RS). Na ocasião aconteceu a entrega de sete troféus para personalidades e organizações que se destacaram no cenário cultural do estado.

O nome da premiação é uma homenagem a uma das ex-presidentes da fundação, a alemã Eva Sopher (1923-2018). Ela faleceu aos 94 anos no dia 7 de fevereiro. Dona Eva, como era conhecida, teve um papel de atuação importante para a cultura do Rio Grande do Sul. Ela Chegou ao Brasil com sua família aos 13 anos de idade para fugir do regime nazista. Então, a partir de 1960, em Porto Alegre, começou a trabalhar pela reorganização das atividades culturais da Capital até que em 1975 assumiu a direção do Theatro São Pedro. Ali ela coordenou as obras de reconstrução do prédio histórico fundado em 1858.

Os vencedores da primeira edição do prêmio Prêmio Eva Sopher foram:

O escritor Carlos Jorge Appel que é um dos responsáveis pela criação da Casa de Cultura Mário Quintana. A diretora de teatro Maria Helena Lopes. O diretor teatral Luciano Alabarse, que foi um dos fundadores do Grêmio Dramático Açores (ligado ao Teatro de Arena). E o presidente da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul Gilberto Schwartzmann. Já as organizações que receberam o troféu foram: Câmara Riograndense do Livro, Serviço Social do Comércio – SESC e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

Após a cerimônia, os presentes foram convidados para assistir ao espetáculo Peça de Casamento, do norte-americano Edward Albee. Ela que encerra a programação 2018 do Theatro São Pedro, com os atores Eliane Giardini e Antônio Perez Gonzales, com direção de Guilherme Weber. A montagem estará em cartaz até domingo, 16 de dezembro, às 21h.

Notícias relacionadas